Qual a diferença entre o sistema ERP e o Sisrema CRM?
Você sabe a diferença entre o Sistema ERP e CRM? Se não sabe, não se preocupe que vamos te ajudar! Essas são duas plataformas, que possuem algumas finalidades diferentes.
Por exemplo, enquanto que o CRM é direcionado para o bom relacionamento com os clientes, o ERP é voltado para a melhora da gestão de processos dentro da empresa.
Quando falamos sobre processos ligados à gestão financeira, as comissões e até mesmo as contas a pagar, estamos nos referindo ao ERP.
Por outro lado, a gestão de vendas, o volume que é vendido e o faturamento são referentes ao CRM. Mas, ainda assim, os termos geram bastante confusão, sobretudo, quando existe a necessidade de contratar este serviços.
Pensando nisso, vamos explicar sobre o que é o sietema CRM e sistema ERP, assim como o momento em que você deve escolher essa ferramenta. Acompanhe!
Dica: Como a indústria tem se adaptado à tecnologia?
O que é CRM?
A sigla CRM vem de Customer Relationship Management, que também representa a Gestão de Relacionamento com os Clientes. Basicamente, o CRM é um software que é utilizado para melhorar o relacionamento de uma empresa com os seus consumidores.
A intenção é realizar a coleta e o processamento de dados em uma empresa de engenharia civil, com foco em conhecer melhor os consumidores, seus hábitos e preferências.
Isso é importante para fidelizar o cliente, que é uma das formas que a empresa tem de garantir o sucesso nas vendas.
A fidelização dos clientes tem sido um dos objetivos das empresas, pelo fato disso garantir o aumento do número de vendas e uma recomendação da marca entre as pessoas.
Dica: 6 Dicas de planejamento para criação de um site
Funções do CRM
Para sua aplicação, existem funções do CRM, que é esse software desenvolvido para melhorar a relação que a empresa tem com o seu cliente. Dessa forma, podemos destacar algumas funcionalidades a seguir!
- Possibilidade de integrar os dados dos clientes;
- Organização das atividades e procedimentos internos;
- Implementação de ações que melhoram a experiência do cliente;
- Criação de canais integrados de comunicação;
- Foco na experiência do cliente.
O software voltado ao CRM é muito importante porque consegue integrar dados dos clientes, o que faz com que sua empresa conheça de forma profunda a marca, assim como os clientes em potencial.
Isso contribui também para organizar os processos internos da empresa, pensando em toda a cadeia produtiva e de suporte.
Existe também um alinhamento das estratégias da empresa, já que o CRM permite que seu negócio implemente ações que melhoram a experiência do usuário. Para isso, você deve utilizar canais de comunicação que sejam integrados e que garantam um suporte da equipe.
Empresas de construtoras em sp ou de qualquer outro negócio também precisam contar com um foco no pós-venda, já que o interesse no usuário não deve estar presente somente nas vendas, mas também, com foco em aumentar o relacionamento do cliente com a marca.
A partir do entendimento sobre o CRM, falaremos a seguir sobre o sistema ERP.
Dica: Métricas digitais: Entenda como alavancar seu site

Conhecendo o sistema ERP
É muito importante conhecer também o Enterprise Resource Planning, chamado também de ERP.
Esse tipo de sistema é amplo e atua de forma integrada com a gestão da empresa. Por meio desse sistema, é possível unificar todos os setores do negócio, promovendo integração e automatização de atividades dentro das empresas fabricantes de alambrados.
O ERP se volta para a integração das equipes, assim como para fazer com que toda a comunicação do negócio seja mais ágil e fluída.
Dessa forma, sua empresa consegue utilizar os recursos de forma eficiente e também, aumentar o faturamento.
Em relação às funções do sistema ERP, podemos destacar:
- A possibilidade de integrar os dados de um negócio;
- Monitoramento do desempenho de setores;
- Controle eficiente do estoque;
- Automatização de atividades da empresa;
- Simplificação de processos internos.
Ou seja, quando falamos sobre o sistema ERP em sua empresa de plataforma elevatória preço, podemos entender como está o seu andamento e desempenho, por meio do monitoramento dos setores internos.
Existe também um controle mais prático do estoque, levando em conta o entendimento da entrada e saída de produtos. Isso faz com que o gestor tome decisões assertivas.
Além disso, existe a possibilidade de automatizar atividades, o que faz com que a empresa ganhe tempo e consiga direcionar a equipe para outras atividades. Ou seja, ocorre uma simplificação dos processos internos de um negócio.