Qual é o conceito de programação?

Programação significa a ação e o efeito de programar, com o avanço da internet e a popularização da web nos últimos anos, essa área começou a ganhar cada vez mais destaque, e a profissão de programador acabou se tornando uma das mais buscadas dentro do mercado. 

Esse termo não se refere apenas a programar uma viagem, ou fazer uma programação de quando trocar sua válvula de segurança, esse sentido ficou no passado e atualmente, ela diz respeito justamente a parte virtual. 

Em um mundo cada vez mais digital, saber programar se tornou um grande diferencial competitivo, sendo vista como a profissão do futuro, mas acredite, esse termo pode ir muito além disso. Muitas escolas utilizam a programação para que as crianças e adolescentes desenvolvam partes cognitivas e socioemocionais. 

No texto de hoje, iremos abordar de forma detalhada, todo o conceito de programação, mostrando um pouco mais sobre esse mundo que está cada vez mais presente em nosso cotidiano, bora conferir? Então vamos lá!

O conceito de programação

De uma forma bem básica, o conceito de programação é referente a uma atividade do planejamento, escrita, elaboração, manutenção, testes e desenvolvimento de programas digitais, como computadores, smartphones, tablets ou qualquer outro tipo de equipamento eletrônico. 

Esses programas, são compostos por conjuntos de instruções que são pré determinadas pelo programador, que descreve de forma detalhada, cada atividade que a máquina deve executar, atendendo diversas finalidades diferentes. 

Por este motivo, um bom programador deve pensar em todas as possíveis ações que o usuário possa vir a fazer, trazendo mais facilidade e disponibilizando uma melhor experiência e interação entre a máquina e o homem, desde as atividades mais simples, como a pesquisa para um site que vende tela fachadeira, até as mais complexas. 

O que engloba a programação

A programação é um conceito muito mais amplo do que você pode imaginar, os softwares que você está habituado a usar como Word e Excel só existem graças a ela, assim como os hardwares que são a sua CPU e a memória dele, ganham mais praticidade através dela. 

E o que faz a programação rodar e ajuda na interação entre o profissional e esses aparelhos é a sua linguagem, é através dela que o programador sabe o que fazer e como manusear o computador da forma correta.

Habilidade de um programador

Ser um bom programador não é uma tarefa simples, por mais que seja uma área relativamente popular atualmente, saber extrair o máximo dela pode ser uma jornada para poucos, isso porque, ela não se baseia em um simples processo de escrita, ela envolve um misto de outras habilidades, como a cognitiva, raciocínio lógico, matemática, capacidade de abstração e de lidar com diferentes tipos de dados. 

Todo programador precisa saber alguns conceitos básicos, como algoritmos base, que para serem colocados em prática, precisam de um passo a passo, e essa atividade vai sendo desenvolvida, assim como em uma lavadora ultrassônica, onde cada atividade deve ser executada aos poucos de forma progressiva. 

No começo, o programador executa tarefas simples, mas com o passar do tempo, dos estudos e do seu aperfeiçoamento, ele consegue desenvolver melhor, e criar estratégias cada vez mais eficazes e programações mais detalhadas e complexas.

Onde a programação impacta?

Se engana quem pensa que um programador só vai impactar uma empresa que o contratou para montar determinado site, ele acaba tendo um papel muito mais importante e é uma área que acaba tendo interferência direta em diversos outros setores cruciais da nossa sociedade. 

Engenharia, indústria, mecânica, arquitetura, automotiva e até mesmo a medicina, são impactadas de forma direta com a programação, basicamente, qualquer área que tiver a necessidade do manuseio de aparelhos eletrônicos tem que ter um programador responsável. 

O que achou do texto de hoje? Gostou de saber um pouco mais sobre programação? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

+ posts