Qual a linguagem de programação mais usada no mercado em 2022?

A programação é uma das áreas que mais está em alta no ano de 2022, e a tendência é de que ela continue crescendo cada vez mais, porém, quem deseja entrar de cabeça nesse segmento e mergulhar pelo vasto mundo digital de programador, é preciso entender alguns conceitos antes. 

Assim como uma lavadora ultrassônica, a programação pode ser um assunto complexo para quem não conhece, e simples para quem já o domina, a primeira coisa que todo programador precisa saber, seja estudante, iniciante ou até o mais experiente, além do código-fonte, são as linguagens mais usadas dentro do mercado. 

Existem mais de 700 linguagens de programação disponíveis dentro do mercado, uma totalmente diferente da outra, são tantas opções que fica até difícil selecionar qual a melhor e qual aprender primeiro, mas a recomendação é sempre se antenar naquelas que estão em alta. 

Por este motivo, no texto de hoje separamos as principais linguagens de programação mais utilizadas no mercado em 2022, gostou do tema? Siga com a leitura! 

C++

Abrimos nossa lista com a linguagem C++ que é indicada para programadores mais experientes, já que costuma ser uma linguagem complexa para iniciantes, porém sua alta popularidade se dá justamente por ser a grande responsável pela maioria dos jogos de computador e videogame da atualidade.

Ela é considerada rápida e potente, e sua demanda é relativamente alta por se tratar de uma linguagem complexa, o que amplia as oportunidades para quem a domina, para muitos, ela é amada por 43.3% da comunidade de programadores, estando em quarto lugar nas mais populares. 

JavaScript

Mesmo se você não for da área de programação e trabalhar em uma empresa de pintura industrial, provavelmente já ouviu falar sobre a JavaScript, afinal, 97,8% de todos os sites do mundo utilizando esse tipo de linguagem, ela é altamente recomendada para iniciantes pois é extremamente simples e relativamente fácil. 

Ela geralmente é usada para melhorar a interatividade das páginas na internet permitindo que os desenvolvedores possam adicionar alguns elementos extras como gráficos, botões e efeitos. Sua taxa de aprovação é de 58.3%, e é considerada a terceira linguagem mais popular em 2022.

Java

Outra linguagem extremamente popular é o Java, ela que é principalmente utilizada no desenvolvimento de aplicações focadas em serviços para os clientes, ela é extremamente versátil, sendo muito simples de aprender e escrever, dessa forma, é altamente recomendada para iniciantes. 

O Java atua desde a engenharia de softwares até o desenvolvimento web back-end, sendo usada até mesmo em algo mais complexo como o big data. Graças a forma como foi criado, ele pode ser executado na maioria dos computadores. Sua taxa de aprovação é de 44,1% e é considerada como a segunda linguagem mais popular de 2022.

Python

Não poderíamos fechar nossa lista sem falar da linguagem considerada como a mais popular de 2022, a Python, que também carrega a maior taxa de aprovação entre os programadores com cerca de 66,7%.

E é claro que toda essa popularidade tem um motivo: ela é uma linguagem extremamente fácil, tanto para aprender, quanto para ler e escrever, possuindo uma vasta possibilidade de suportes de frameworks e bibliotecas de classes e funções. 

A Python ainda possui diversas funcionalidades, funcionando muito bem como linguagem de script, com um código totalmente aberto e sendo usada desde a análise e visualização de dados até o desenvolvimento, prototipação e automação na web. 

Ela é simples e de fácil entendimento, sendo crucial para o entendimento de qualquer programador, assim como um dentista precisa de um compressor de ar odontológico, quem quer conhecer sobre programação precisa aprender sobre a Python.

O que achou do texto de hoje? Curtiu saber mais sobre as linguagens de programação? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

+ posts