Quais são as camadas do modelo TCP IP e suas funções?

O modelo TCP/IP é um protocolo de envio e recebimento de informações MS internet, da tradução do inglês Transmission Control Protocol. Ele significa protocolo de controle de transmissão e o IP é internet protocol, protocolo de internet. 

Basicamente, protocolo é uma linguagem utilizada para fazer a relação da comunicação entre dois computadores. Ele é usado cotidianamente para os mais diversos tipos de ações, desde enviar um e-mail até comprar um manequim de costura online.

Esse método é amplamente utilizado no meio da tecnologia, facilitando qualquer tipo de comunicação entre máquinas conectadas a uma rede wi-fi ou qualquer tipo de rede que possa haver uma comunicação entre elas.

Assim, é amplamente utilizado para fazer essa estabilização de comunicação entre duas máquinas, por isso que existem algumas camadas importantes entre essa comunicação. 

Para saber um pouco mais Quais são as camadas do modelo tcpi IP e quais as suas funções, prossiga com leitura e verifique que importantes informações que vão facilitar o seu entendimento sobre esse assunto tão importante na área tecnológica atual

Camadas do modelo TCP IP

Primeiramente é importante compreender que as camadas do modelo TCP IP funciona como uma espécie de válvula de segurança, onde cada um terá a sua separação de acordo com a sua responsabilidade.

Assim, cada uma delas é responsável pela execução de tarefas diferentes, o que também é uma forma interessante fazer a integração dos dados que vão trafegar pela rede. Dessa forma, essas camadas são: 

  • aplicação;
  • transporte;
  • rede;
  • interface.

Elas são divididas dentro dessas quatro camadas para que o seu processo de integração de comunicação possa ocorrer de maneira fácil e, segregando os processos, torna-se mais fácil verificar algum problema que possa ocorrer entre esse processo comunicativo.

Pilhas de protocolo

Aplicação

A aplicação é responsável pelo envio e recebimento de informações de outros programas através de uma rede conectada para outro programa. Ou seja, nele serão encontrados protocolos SMTP (email), FTP (transferência de arquivos) e o HTTP (navegação pela internet).

Transporte e rede

A camada de transporte rede será responsável por receber esses dados de envio da camada anterior. Verificando toda a integridade deles e vai organizá-los em pacotes, a partir disso as informações são encaminhadas para a camada internet.

Na rede, esses dados serão recebidos e anexados ao endereço virtual, também conhecido como IP, do computador remetente ao destinatário.

Interface

A interface por sua vez receberá e enviar estes pacotes pela rede, por isso que os protocolos vão depender dessa camada e do tipo de rede que está sendo utilizado. Assim, o mais comum é o Ethernet, que possui diferentes velocidades e é uma forma bem eficiente de fazer essa comunicação entre computadores.

O TCP/ip funcionará a partir da junção de todas essas camadas e protocolos trabalhadas em etapas onde esse protocolo será utilizado para realizar a transmissão de informações pela rede.

Assim, é possível compreender que o primeiro a receber informações será a camada de aplicação, em seguida elas serão enviadas para o formato de rede e, por fim, indexadas para rede e enviados para interface.

É um processo rápido e que ocorre diariamente para a maioria dos dispositivos conectados à internet. Com esse protocolo é possível encontrar e adentrar qualquer tipo de site, desde aqueles mais específicos como a venda de abrigo para extintores ou um blog que fale sobre as dicas de decoração.

O que achou do texto de hoje? Curtiu saber mais sobre o modelo TCP\IP? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

+ posts