Quais as técnicas de invasão que os hackers usam e como se proteger

As informações e dados de uma empresa são importantíssimas para manter os negócios em desenvolvimento. Por isso, é preciso tomar muito cuidado com o seu armazenamento e investir em formas de mantê-los seguros. Entender quais são as ameaças que podem colocar em risco o seu negócio é essencial para identificar quais ações tomar para se defender.

Você com certeza já ouviu falar em hacker, certo? Para os empreendedores essas pessoas são perigosas e podem colocar o seu negócio em risco, afetando todo o seu crescimento e as suas vendas. E como isso pode acontecer? Não importa o ramo de atuação, seu segmento, pode ser uma uma empresa de automação residencial ou manutenção predial, é extremamente importante assegurar suas informações e dados de seus clientes.

Quais são as técnicas que os invasores de hacker usam e por que sua empresa tem que identificá-las?

Você já deve ter ouvido em algum noticiário uma empresa que teve seus dados coletados e vazados por causa de hackers. Isso atinge diretamente os faturamentos e os lucros, pois quando isso acontece seus clientes e o mercado fica com medo de comprar e ter suas informações vazadas. 

Com o uso da internet cada vez mais crescendo, as empresas passaram a vender seus produtos e serviços, usando sites, aplicativos e as redes sociais. A facilidade com que os dados pessoais das pessoas são fornecidos pode prejudicar muito e as transações bancárias que acontecem através do uso do telefone celular podem prejudicar não só o cliente como o negócio. 

Por isso, é extremamente atentar-se às técnicas que os hackers utilizam para ameaçar sua empresa e coletar dados. Por exemplo, quando você se atenta e está ciente dos riscos, coloca-se a frente e se previne de ter informações, como em uma empresa injetora de plástico, sobre a quantidade de suas vendas e contratos de seus clientes expostos. 

Ransomware

Com os avanços tecnológicos e o uso frenético da internet, tomar cuidado com os ataques virtuais, é essencial. Este tipo de técnica de invasão de hacker, é um tipo de sequestrador virtual e tem o objetivo de bloquear servidores e acesso aos dados também. O hacker consegue ter acesso ao sistema que sua empresa utiliza e manipulá-lo, fazendo também o seu manuseio e o comando remotamente.

Spyware

Neste caso o hacker consegue ter acesso às informações dos sistemas sem que sejam percebidos. Nesse caso ele consegue coletar informações e trazer problemas aos dispositivos, danificando-os e trazendo dores de cabeça aos seus usuários. 

Cavalo de Troia

Esse tipo de invasão de hacker, é uma técnica que eles utilizam a muito tempo e é bem conhecida. É um malware que atinge muito computadores de empresas, camuflando anexos, documentos e mensagens, ou seja, todas as informações que são muito importantes e totalmente sigilosas, como a relação de clientes e seus dados que compram um produto, usando o exemplo de uma empresa que vende um datador automático, usado para colocar as informações sobre rótulos e embalagens. 

Como se proteger?

Para se proteger de ataques de hackers é preciso investir fortemente em segurança. Contrate funcionários que tenham experiências e saibam evitar este tipo de técnicas usadas por eles para prejudicarem os seus negócios através do roubo de dados e bloqueio dos sistemas. 

Existem antivírus que ajudam a identificar caso algum ataque esteja prestes a acontecer ou hackers tentando invadir as suas informações. 

Evitar este tipo de coisa, é um investimento e não deve ser visto como um gasto. É uma forma de prevenção e proteção para que não prejudiquem o seu negócio. 

Não há quase nenhuma área em que a tecnologia digital não tenha impactado a minha vida.

Carlos Piva

Não há quase nenhuma área em que a tecnologia digital não tenha impactado a minha vida.