Principais indicadores de desempenho para e-commerce

Vendas, lucros, tráfego: todos esses são indicadores de desempenho óbvios e importantes para as empresas de comércio eletrônico rastrearem, mas quais são as métricas que você deve monitorar?

Obtenha mais informações sobre isso em cada aspecto do seu funil. Você está investindo em seu orçamento de publicidade com sabedoria? Está gastando muito para adquirir novos clientes? Para entender melhor sobre o tema, continue com a gente!

O que são KPIs de comércio eletrônico?

Os KPIs determinam o desempenho de um empresário, equipe ou empresa (seja ela do ramo da automação predial ou de racks para servidor em relação às metas e objetivos definidos.

O acompanhamento correto permite que você tome decisões mais bem diagnosticadas sobre conversões, receita, marketing, satisfação do cliente e operações, só para citar algumas.

Os principais indicadores de desempenho dentro de um e-commerce estão abaixo. Mas elas devem ser usadas com sabedoria e mescladas com uma estratégia que contemple este e outros pontos.

Taxa de conversão

Sem dúvida, a taxa de conversão é o principal KPI para sites de comércio eletrônico. Este conceito significa o número de visitantes que realizam ações em seu site, dividido pelo número total de visitantes. Essa ação pode se referir a uma inscrição, consulta, criação de conta, venda de central de alarme de incêndio, por exemplo e etc.”

Em poucas palavras, sua taxa de conversão é a indicativa do sucesso de todas as suas estratégias de negócios. Ela mostra que as pessoas estão se envolvendo com seu e-commerce. Em última análise, isso afeta praticamente todos os outros indicadores de desempenho.

Taxa de conversão por canal de tráfego

É recomendável levar o acompanhamento da sua taxa de conversão um passo adiante e acompanhá-la por um canal de tráfego, como se fosse uma válvula de retenção que equilibra ganhos e perdas.

Isso fornece mais informações sobre onde investir seu orçamento, para que não gaste dinheiro de maneira aleatória. Ele mostra o desempenho de diferentes canais para que mova seu orçamento daqueles que contam com o pior desempenho para outros com maior eficácia. 

Essa é uma maneira inteligente de alocar seu capital e impulsionar o crescimento. O importante dentro de um e-commerce é alocar seus esforços em situações que vão, de fato, lhe trazer benefícios.

Valor de vida útil do cliente

O valor da vida útil do cliente é o KPI mais importante a ser rastreado, de acordo com inúmeros testes e pesquisas recentes.

Nenhuma métrica captura a saúde geral de um e-commerce como esta. A taxa de conversão, o valor médio do pedido e a taxa de retorno do cliente são refletidos por aqui.

Portanto, com tudo isso comentado, fica fácil compreender como tudo isso pode gerar rentabilidade e assertividade para seu dia a dia. E mesmo que haja outros exemplos de indicadores de desempenho, estes listados contam com maior porcentagem de direcionamento.

Tire todas as ideias do papel, mantenha a comunicação com seus gerentes e colaboradores em dia e boa sorte na caminhada!

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

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