Pagamento via PIX: Quais cuidados ter? 

Quando o Pagamento via PIX foi institucionalizado no Brasil, todos ficaram muito animados com a facilidade que ele proporcionaria.

Meses depois, as vantagens desse recurso estão claras – e são realmente muitas! Mas há, também, um lado negativo.

Nos últimos tempos tem havido uma profusão de golpes e práticas desonestas utilizando a tecnologia.

Isso não afeta a qualidade do PIX, mas mostra como é importante se resguardar contra ameaças digitais que podem estar mais próximas do que se imagina.

Explicamos os principais golpes e as formas de se proteger contra eles, confira!

Golpes mais comuns envolvendo o pagamento via PIX

Esse sistema é fácil de acessar, pois em alguns celulares a chave é o CPF – ou seja, o fraudador só precisa da senha da vítima para fazer quaisquer transferências.

Separamos as práticas criminosas mais comuns envolvendo o pagamamento via PIX, conheça-as a seguir.

Pré-cadastro

As chaves PIX substituem o número da agência e da conta. Portanto, o usuário só precisa fazer login para concluir uma transferência.

Clientes com contas em bancos diferentes podem registrar uma chave para cada agência ou diferentes chaves, o que pode facilitar as fraudes.

Uma estratégia comum de criminosos é aproveitar o fato de o usuário ainda não ter se cadastrado para fazer phishing. Ou seja, criar uma campanha falsa de registro de PIX de um banco específico e enviar para as vítimas.

Os usuários informam os dados e os enviam para criminosos desconhecidos sem saber. 

Confira: 4 dicas para empreendedores que estão começando agora

Clonagem de WhatsApp

O criminoso finge ser um representante da empresa de móveis planejados alto padrão e pede ao dono da conta um código de segurança como se fosse necessário atualizar, salvar ou verificar um cadastro.

Mas esse código permite a clonagem do perfil: se o usuário não ativar a autenticação de dois fatores, essa informação é suficiente para usar a mesma conta de WhatsApp em outro dispositivo.

Com acesso ao perfil, o fraudador tem todos os dados de contato da vítima para pedir ajuda financeira a conhecidos dela ou comprar telha de zinco trapézio, preferencialmente por meio de transferência do pagamento via PIX. 

Golpe do empréstimo falso 

Depois de receber todas as suas informações, os golpistas entrarão em contato com você se passando por bancos ou instituições financeiras oferecendo ótimas oportunidades de empréstimo com excelentes condições de pagamento.

A fraude pode simular várias opções, inclusive informando o CNPJ do banco real no momento da formalização do contrato.

Acontece que, após a concessão do crédito, os fraudadores indicam que deve ser pago um adiantamento, que pode ser chamado de:

  • Imposto;
  • Tarifa;
  • Taxa;
  • Valor.

É aí que o golpe acontece: você faz uma transferência de valor “x” a alguém se passando por um profissional quando, na verdade, é um golpista.

Como se proteger contra golpes no pagamento via PIX?

É necessário ter muita atenção para não ser lesado de nenhuma forma. Nós trouxemos algumas dicas importantes, leia mais.

Veja: Vídeos nos stories: Saiba como conversar com seu público-alvo

Nunca gere chaves PIX fora de ambiente bancário

O primeiro conselho é que as chaves PIX nunca devem ser geradas fora de um ambiente bancário.

Um problema que apareceu muito com o surgimento desse formato foram os golpes que criavam chaves para contas de outras pessoas.

Portanto, gere sua chave PIX somente em locais relacionados ao seu banco, seja pelo aplicativo ou pelo banco online.

Cuidado com links

Não clique em links enviados por e-mail, mensagem de texto ou chat que prometem algo útil ou afirmam que a administração de condomínios em São Paulo precisa de mais informações sobre você. 

Se você clicou acidentalmente em algum deles, não forneça nenhuma informação nem insira nenhum código – e exclua imediatamente o link postado.

Pagamento via PIX

Preste atenção aos anúncios falsos

Outro golpe que tem sido bastante aplicado é a clonagem de lojas virtuais. Na superfície, elas parecem perfeitamente normais: layout funcional, carregamento rápido e, o mais importante, preços muito atrativos.

Encontrou instalação de calhas a um valor muito abaixo do mercado? Redobre a atenção, pois pode ser uma loja falsa!

Dica: Trabalhar Home Office: Descubra quais são as vantagens

Verifique os dados, sempre!

Não faça transferências sem verificar os dados da pessoa para quem está enviando. Solicite CPF e nome completo para garantir a segurança da operação.

Observe que não há reembolso via PIX, a menos que você o transfira para a pessoa certa e ela transfira o valor de volta para você.

Do mesmo modo, não use o pagamento via PIX quando estiver conectado a redes Wi-Fi públicas em shopping centers, bancos, entre outros. Faça isso apenas se estiver conectado a uma rede Wi-Fi segura.