O que todo dono de pequenas empresas precisa saber

Muitos empreendedores de pequenas empresas ainda não têm a experiência necessária para saber de todos os segredos de seu nicho. Mas é fato que, com o advento da internet, esses detalhes estão a poucos cliques de distância.

 

Foi pensando nisso que resolvemos criar este guia definitivo e ajudá-los. Então, continue com a gente para se transformar numa espécie de disco abrasivo e manter-se rígido e forte ao longo dos anos.

 

Insira a cultura empresarial e o sucesso será garantido

 

Essa cultura refere-se à sensação geral do estabelecimento, incluindo missão, visão e valor, personalidade e atmosfera. Os colaboradores querem uma organização onde possam ter espaço e se sentirem satisfeitos. Pessoas felizes são mais produtivas e há uma correlação direta entre isso e os lucros do negócio.

 

Entrevistas recentes nos deram os seguintes números: 

 

  • As marcas são 12% mais produtivas quando os funcionários estão satisfeitos;
  • E 10% menos produtivos se esses pontos forem contrários. 

 

Contrate as pessoas certas para as funções certas

 

Lembre-se: você contrata a pessoa e não seu currículo. Quer outro detalhe? O caráter importa mais do que qualquer conjunto de habilidades em particular, ou seja, comparativamente, esse quesito é tão fundamental quanto a utilização de sapato de segurança para o setor de obras. 

 

Delegue seu caminho para o sucesso

 

Como sua empresa é nova, talvez queira fazer tudo. Mas a verdade é que, para crescer, você precisa abrir mão desse controle total. Quando delega tarefas a outros funcionários, gera mais eficiência porque se contratou as pessoas certas, elas são especialistas. 

 

Com o passar do tempo, essas pessoas desenvolvem e ampliam suas habilidades. Líderes eficazes ensinam e transmitem conhecimento a seus funcionários para que eles tenham tempo de planejar o próximo passo e depois liderar o caminho.

 

O faturamento é vital

 

Por mais ocupado que você esteja, seja executando as operações diárias ou verificando os novos projetos elétricos industriais, não se esqueça do fluxo de caixa. Ele deve continuar funcionando pois, caso contrário, a saúde financeira pode ser afetada a curto e médio prazo. 

 

Certifique-se de ter um sistema de cobrança pontual que lhe permita enviar faturas àqueles que estão em débito, além de atualizá-lo quando forem pagas.

 

Uma das vantagens de ter uma pequena empresa, é que poderá optar por informatizar todo seu faturamento. Há opções para todos os bolsos que fornecerão softwares e sistemas online de controle de faturamento que eliminam o trabalho mais árduo. 

 

Estes sistemas dão à sua empresa uma forma mais profissional, além de rastrear quais clientes pagaram e quais não pagaram. Outras possibilidades são as opções de envio de lembretes de acompanhamento, para que ninguém precise se preocupar quando os vencimentos estiverem chegando. 

 

A melhor parte é que, na hora do imposto, terá tudo em um local fácil de encontrar. 

 

Ao inserir todas estas dicas, a tendência é que passe de pequena para média empresa em um menor espaço de tempo. Faça reuniões estratégicas com os sócios e gerentes e agilize essas diretrizes.

 

Gostou do nosso conteúdo? Deixe o seu comentário e compartilhe este post em suas suas redes sociais!

Não há quase nenhuma área em que a tecnologia digital não tenha impactado a minha vida.

Carlos Piva

Não há quase nenhuma área em que a tecnologia digital não tenha impactado a minha vida.