O que ninguém te conta sobre os Chatbots

Os chatbots tem se tornado uma verdadeira febre quando falamos de atendimento, de acordo com pesquisas, desde 2019, o número de robôs inteligentes implementados nos negócios cresceu cerca de 92%, tudo isso é para suprir uma alta demanda e necessidade na hora de agilizar o atendimento com o público.

Também conhecidos como assistentes virtuais inteligentes, essa tecnologia nada mais é do que um software que conversa com uma pessoa, estabelecendo um diálogo tão natural, que você nem percebe que está falando com um robô e não com um ser humano, sua alta eficiência é graças a inteligência artificial, que ajuda a entender padrões e direcionar seus esforços da maneira correta.

Sem dúvidas, os chatbots mudaram a forma como o atendimento funciona dentro das empresas, trazendo um conceito totalmente novo e completo da relação entre a marca e o seu público, como se estivesse abrindo a porta de enrolar e fazendo um convite para uma comunicação muito mais ampla e eficaz.

No texto de hoje, nós iremos mostrar tudo o que ninguém te conta sobre os chatbots, iremos explorar cada detalhe sobre essa tecnologia e trazer curiosidades importantes sobre eles, bora conferir? Então vamos lá!

O que são os chatbots?

Em primeiro lugar, vamos falar o que são os chatbots, como vimos acima, ele se trata de um software de inteligência artificial que realiza simulações de conversas com outros usuários em linguagem totalmente natural, por chats, mensagens, sites, redes sociais e diversas outras plataformas.

Dessa forma, ao invés de você solicitar suporte ou iniciar um atendimento com uma pessoa, é possível que você realize toda a sua jornada de compra e consiga solucionar todos os seus problemas tendo um diálogo direto com essa inteligência.

Eles são programados para responder de forma instantânea, não se limitando a horários de funcionamento, além de muitas vezes, estarem disponíveis em diferentes canais de atendimento, de prontidão para resolver qualquer dúvida que possa surgir.

Como eles funcionam?

Como pudemos ver acima, o chatbot é um programa automatizado, uma tecnologia criada a partir da I.A que permite que você realize um atendimento de maneira automatizada, porém, você deve estar se perguntando como essa ferramenta funciona, certo? Acredite, ele é mais simples do que pesar um produto em uma balança industrial digital

Todo chatbot é divido em três elementos: canal, conteúdo e software. O primeiro, diz respeito ao local onde a conversa vai acontecer e aquele robô será instalado, podendo ser o WhatsApp, Facebook Messenger, Instagram, chat do seu site, Telegram, E-mail, entre diversas outras opções. 

O segundo ponto que é o conteúdo são os recursos que o chatbot terá a sua disposição, ele usará só textos? Poderá utilizar emojis? E os arquivos de mídia? Por fim, é preciso se concentrar no software, que nada mais é, do que o programa e a tecnologia que faz a magia acontecer e dá vida a esse chatbot. 

Existem vários tipos de chatbots diferentes, entre os principais podemos citar o baseado em regras, que só responde mensagens e comandos específicos, o NLP, que utiliza da inteligência artificial para se desenvolver e estabelecer uma conversa com outros usuários, e o híbrido, que utiliza um pouco das duas coisas. 

Em resumo, o seu funcionamento começa com uma mensagem do usuário, após isso, o chatbot analisa o conteúdo, faz a identificação de sua intenção, extrair dados importantes e depois, formula uma resposta, iniciando um diálogo e começando o atendimento automatizado. 

Onde eles mais são utilizados?

Uma coisa que poucas pessoas sabem é que os chatbots não precisam ser usados apenas para suporte ou atendimento, eles também podem ter funcionalidades importantes em outros meios, você pode, por exemplo, usar um chatbot para começar a vender seus produtos, acompanhando desde a prospecção até o pós-venda. 

Ele também pode ser utilizado como estratégia de marketing, com a finalidade de interagir com seu público, atrair novos leads, gerenciar etapas do funil, nutrir seus contatos, e fazer uma coleta efetiva de dados. 

Por fim, é claro que ele pode ser acrescentado durante o atendimento, porém, vale ressaltar que ele atua praticamente em todas as frentes, tanto na parte do suporte, quanto em outros contextos como as recomendações e sugestões, as reservas e pedidos e a realização de pesquisas.

Quais são seus impactos no atendimento e na nossa vida de forma geral?

Com tudo que falamos acima, fica um pouco mais fácil de entender os motivos que fazem os chatbots serem tão importantes dentro de qualquer estratégia, graças a eles, é possível otimizar seus processos oferecendo um atendimento agilizado, automatizado e otimizado, de maneira muito mais eficaz, cerca de 80% dos clientes, consideram o atendimento tão importante quanto os produtos e serviços, então vale a pena caprichar nisso, concorda?

Com os chatbots tudo ocorre de forma natural, sem a necessidade de esperar para ser atendido ou até mesmo passar por algum erro humano, é como um purificador de ar, que quando inserido no ambiente, melhora a qualidade e deixa tudo muito mais leve e eficiente.

A grosso modo, o chatbot ainda não consegue substituir um atendimento humano, porém, ele fornece recursos eficientes que ajuda na evolução dos próprios colaboradores, além de apresentar uma boa perspectiva para o futuro, se sua empresa ainda não usa essa estratégia, recomendamos que comece a utilizá-la imediatamente.

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Não há quase nenhuma área em que a tecnologia digital não tenha impactado a minha vida.

Carlos Piva

Não há quase nenhuma área em que a tecnologia digital não tenha impactado a minha vida.