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Ter uma empresa e não criar uma persona é errar em sua estratégia. Por isso, você não deve jogar esta opção no descarte de resíduos e investir, por mais absurdo e pouco usual que pareça.

As personas aprofundam ajudam você a entender não apenas quem é seu cliente, mas também como falar com ele. Quando entende essas motivações, tem mais assertividade nas perguntas, desejos e necessidades de todos eles. Então, para saber mais sobre o tema, continue com a gente!

Um pouco mais sobre personas

Uma persona é uma representação fictícia de seus clientes reais. No nível mais básico, entendê-los o ajudará a vender seus produtos ou serviços para pessoas ideais. Ao ter esta noção, saberá quem é seu cliente, o que ele valoriza e quais informações esperam obter. 

Você pode falar melhor sobre suas necessidades e como a marca (seja ela de roupas ou de envasadora de líquidos) se encaixa na jornada do comprador.

Existem algumas maneiras pelas quais o desenvolvimento de uma persona pode ajudá-lo a criar melhores relacionamentos, ganhar atenção online e fechar negócios. Vamos analisar três destes itens para exemplificar o que justificamos até agora.

Identificando as necessidades e desejos do cliente

Ao avaliar as metas, desafios e objeções de suas personas, terá uma melhor noção do que seus leads estão procurando em sua empresa e quais informações e respostas eles esperam encontrar. 

Compreender os motivadores é crucial para saber como vender e o que oferecer a eles. Pode até levá-lo a identificar oportunidades para desenvolver novos produtos que resolvam outros problemas e anseios que possam ter. 

No mínimo, determinará quais materiais de marketing e vendas criar em seu site, e-mails, blog e rede social. Isso colocará o nome da marca dentro de um display de acrílico para todos conhecerem.

Entenda as decisões de compra

Entender como suas personas compram algo fará com que entenda onde e quando chegar nelas. Talvez tenha uma persona que faça 95% de suas pesquisas online antes mesmo de se aproximar de uma empresa. 

Ter essa porcentagem ajudará você a se inserir no início do processo, com informações relevantes (que vão das suas principais redes sociais até as formas de pagamento).

Insight Comportamental

Saber onde essas personas passam o tempo na internet lhe dará uma visão de como se comunicar com eles, como alcançar novos clientes, quais os tipos de conteúdo produzir e onde e como promovê-lo.

Por exemplo, não dá para falar com um público do LinkedIn da mesma forma que falaria com alguém no TikTok, não é mesmo? No entanto, construa personas em cada um deles. 

O TikTok, por muitas vezes, vem sendo usado como uma plataforma para envolver talentos em potencial. No entanto, manter-se assim no LinkedIn não é só uma necessidade, é fundamental. 

Essa é uma ótima maneira de utilizar campanhas de persona para segmentar possíveis clientes em seus espaços sociais separados, levando os dois à mesma solução, ou seja, a conversão.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

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