O que é logística empresarial e como fazer para dar certo

Primeiramente, precisamos dizer que sem a logística eficiente, uma empresa, seja ele de rótulos adesivos, de tecnologia ou qualquer outra, não pode vencer esta batalha referente à competitividade. 

Mas o que, de fato, é esse conceito e como inserir dentro do seu dia a dia? Para responder às perguntas, fizemos este guia definitivo. Portanto, continue com a gente, pois, desta forma, estará investindo em você e em seus colaboradores. 

O que é Logística Empresarial?

A logística empresarial se refere a todo o conjunto de processos envolvidos na movimentação de mercadorias, seja de um fornecedor para uma empresa ou de uma empresa para um cliente. 

O conceito-chave aqui é gerenciar esses processos como um sistema unificado. Por exemplo, os varejistas online que entregam produtos de envio direto a clientes de centenas ou milhares de pequenos fornecedores, têm práticas avançadas de logística empresarial.

Um sistema sustenta esse esforço e inclui gerenciamento de transporte de entrada e saída, gerenciamento de armazém, gerenciamento de frota, processamento de pedidos, controle de estoque, previsão de oferta e demanda e gerenciamento de prestadores de serviços de logística terceirizados

O sucesso depende da atenção a muitos detalhes, como: 

  • as rotas que precisam ser determinadas com base na conveniência; 
  • os ambientes regulatórios e;
  • a conferência cidade e estados contam com as melhores estradas e condições climáticas. 

Como fazê-lo de forma adequada?

As opções de transporte e embalagem devem ser cuidadosamente consideradas (confira, também, fatores como peso e reciclabilidade). Por exemplo: se uma máquina injetora de plástico chegar com peças danificadas, isso é um enorme problema para a equipe de logística.

Felizmente, há softwares de gerenciamento que ajudam empresas a tomarem as melhores decisões de roteamento e remessa, contenção de custos, proteção de investimentos e rastreio da movimentação de mercadorias. 

Eles, muitas vezes, funcionam como automatizador de processos e escolhem remetentes de acordo com flutuações de taxas ou contratos, imprimem etiquetas de remessa, inserem transações automaticamente nos livros e no balanço, solicitam coletas de remetentes, registram recibos e assinaturas e ajudam no controle de estoque e outras funções.

Essa fusão de trabalho braçal e computadorizado dará o foco necessário para minimizar (ou até zerar) os erros.

Importância da Logística

A logística, como dissemos antes, se concentra na movimentação de mercadorias, mas seus efeitos se estendem muito mais. Nos negócios, o sucesso na logística se traduz em maior eficiência, custos mais baixos, taxas de produção mais altas, melhor controle de estoque, uso mais inteligente do espaço do armazém e maior satisfação e experiência do cliente e do fornecedor.

Cada um desses fatores pode mover significativamente os lucros e é tão fundamental quanto uma manutenção de elevadores conforme a indicação do fabricante.

Observe que a logística também se estende ao gerenciamento de devoluções, para extrair o máximo de receita dessas mercadorias.

Com tudo isso dito, fica claro perceber que, se ainda não investiu nesta prática, é hora de agir! Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais. 

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

+ posts