O que é liderança inspiracional?

Como gestor, é muito importante que possa entender quais os impactos de sua atitude para com seus funcionários. Todos na empresa têm um papel, dos setores com mais colaboradores até o maquinário como datador automático.

Neste texto, veremos como o gestor pode aprimorar seu convívio com seus funcionários, implementar estratégias que aumentem a produtividade em conjunto e entender mais sobre liderança inspiracional, o que é e como inserir em seu dia a dia.

O que é liderança inspiracional?

É fato conhecido que diversas pessoas são movidas pela inspiração que lhes dá força e motivação. Afinal, são exemplos de criatividade e vitória que nos movem para frente em quase todas as situações. O conceito de liderança inspiracional é muito comum entre profissionais de recursos humanos. 

Esses são utilizados para agregar valor e inovação para a gestão industrial e empresarial. As práticas autoritárias podem sim gerar resultados, antigamente em indústrias de oxigênio medicinal, os colaboradores eram coagidos a agir de formas abusivas, mas, além de impraticáveis elas são em quase todos os casos punitivas pela Lei, ou seja, além de desmotivar seus colaboradores, estará cometendo diversos crimes previstos na Lei Trabalhista.

O espaço para novos conceitos e práticas no mercado de trabalho foi aberto a muito tempo, trazendo com força essa nova conduta dos gestores. Na história, alguns tipos de líderes foram classificados como exemplos na área de recursos humanos. A Liderança Inspiracional, desfaz esse modelo arcaico e introduz esse conceito que une Gestão e funcionários em um mesmo patamar, com entrelaces e compartilhamento de ideias, tornando o ambiente mais frutífero.

Como aplicar?

Como esse é um conceito que desperta o melhor de cada colaborador de seu time, é preciso motivar a equipe com ações dinâmicas que envolvam a todos de maneira positiva. Em um modelo de negócio onde se lidera por influência, como em uma indústria de injetora de plástico, os benefícios são inquestionáveis, por fomentar a liderança inspiracional, as empresas podem alcançar um novo patamar de produtividade.

Pense em todos os exemplos de líderes, que já teve contato em sua vida. Com certeza, se lembrou dos que participavam com a equipe de forma positiva e de autoritários de forma negativa. Ou seja, a equipe de RH precisa começar junto aos líderes a implementar essas atitudes. 

O líder da empresa, precisa junto do setor de recursos humanos, elaborar táticas que envolvam os clientes e funcionários. Pode ser criado:

  • Reuniões para início de turno, onde os funcionários possam apresentar queixas e sugestões para projetos, assim como declamar as dificuldades que possam ter;
  • O setor de RH, pode criar integrações em todos os locais que perceba que há necessidade;
  • Os líderes devem estar presentes com os funcionários, auxiliando e resolvendo junto deles seus problemas;
  • Direcionar esforços em conjunto para que os setores possam estar conectados.

Essas atitudes influenciam positivamente os funcionários, dando todo retorno que o gestor precisa, além de dar aos clientes a aparência necessária de que sua empresa sabe lidar com clientes como lida com os funcionários. Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

+ posts