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A confiança é um ativo valioso – essa percepção prevaleceu no marketing há muito tempo. É, portanto, menos surpreendente que o marketing de confiança seja uma abordagem baseada precisamente neste simples princípio básico. As empresas devem usar o marketing de confiança para tentar ganhar a confiança dos clientes a longo prazo com artes de impactado para Instagram, vídeos engajados, serviços de aumento de seguidores, um belo Design no Canva e, assim, vinculá-los à empresa a longo prazo. A seguir, você descobrirá como isso funciona, qual o papel da fidelidade do cliente no marketing de confiança e quais tipos de confiança existem no comércio eletrônico.

Definição: O que significa marketing de confiança?

O marketing de confiança baseia-se no princípio da confiança e pretende criar confiança entre a marca ou empresa e o respetivo público-alvo. Na melhor das hipóteses, a confiança na marca vai tão longe que pode atingir o consumidor em um nível emocional. 

Para as empresas, o marketing de confiança pode ser um verdadeiro catalisador para lidar com os clientes, mas também traz alguns desafios. O marketing de confiança ativo só é possível se as empresas buscarem o contato com o respectivo grupo-alvo e se comunicarem com eles em um nível classificado como credível e, assim, criar uma confiança duradoura.

Como ganhar a confiança dos clientes?

As empresas que conseguem conquistar a confiança dos clientes obtêm muitas vantagens sobre a concorrência. Mas como você realmente ganha a confiança do cliente? Vários métodos podem ser usados ​​para isso, que idealmente devem ser combinados entre si para o maior efeito possível. Em primeiro lugar é a solução de alta qualidade para a respectiva demanda do cliente. Se os clientes sentirem que receberam bons conselhos e são sustentáveis, isso automaticamente fortalece sua confiança.

Além disso, os clientes sempre querem uma aparência transparente da empresa. Isso inclui, por exemplo, o famoso “olhar nos bastidores”, que pode significar insights sobre o processo produtivo de uma empresa fabril. Além disso, a confiança dos clientes geralmente pode ser conquistada com referências. 

Sucessos fortes, como projetos especiais ou similares, são bem-vindos para serem apresentados para dar ao cliente uma visão do método de trabalho e dar-lhe uma impressão da qualidade dos produtos. Além disso, você deve certificar-se de que está sempre atualizado. Poucas coisas têm um impacto tão ruim na confiança do cliente quanto dados ou conteúdo desatualizados. Por último, mas não menos importante, você deve mostrar perseverança no processo de construção da confiança.

  • Forneça soluções de alta qualidade para consultas
  • parecer transparente
  • usar referências
  • manter atualizado
  • mostrar perseverança

Qual é o papel da fidelidade do cliente?

A fidelidade do cliente desempenha um papel no marketing de confiançaum papel superior. Se a fidelidade do cliente for alta, isso resulta em inúmeras vantagens. Por exemplo, clientes com alta fidelidade do cliente reagem de forma muito menos sensível a aumentos de preços, mas muito mais sensíveis a reduções de preços. Além disso, um aumento no reconhecimento da marca também pode ser alcançado com a fidelidade intensiva do cliente. 

Na melhor das hipóteses, esse chamado “conhecimento da marca” garante que os clientes classifiquem quase automaticamente os produtos da respectiva marca como atraentes. A fidelidade intensiva do cliente também aumenta a taxa de compra e garante que as compras repetidas sejam significativamente mais frequentes. Dependendo da orientação da empresa, a fidelização de clientes também pode ajudar a melhorar seus próprios produtos e serviços. Isso é particularmente importante na fase pós-compra,

Confiança de conteúdo no e-commerce

A confiança do conteúdo no comércio eletrônico é baseada principalmente em fatos. Ao contrário, por exemplo, ao fazer compras em uma loja, não há consultor de vendas esperando o cliente na loja online. Mas ele não precisa. Aqui a compra é processada com o suporte do conteúdo. E para que isso funcione, esse conteúdo precisa ser atraente. 

As descrições dos produtos devem ser tão detalhadas e transparentes quanto possível, e as imagens dos produtos fortalecem a confiança do cliente no marketing de confiança . Exatamente o mesmo se aplica se o cliente se sente realmente intensamente aconselhado pelo conteúdo e tem a sensação de que sua intenção de pesquisa pode ser cumprida.

Sem surpresa, você também deve prestar atenção à exatidão dos dados ou fatos no marketing de confiança . E mesmo erros de ortografia em forma aumentada no conteúdo podem definitivamente reduzir a confiança dos clientes. A qualidade, portanto, desempenha um papel importante para a confiança do conteúdo no e-commerce . Dependendo da definição, a área de confiança de conteúdo também inclui medidas para marketing de confiança criativa . 

Confiança técnica no comércio eletrônico

A confiança técnica no comércio eletrônico é pelo menos tão importante quanto a confiança no conteúdo . Muitos consumidores não têm um bom pressentimento sobre divulgar dados confidenciais sobre si mesmos em uma loja online e processar seus pagamentos lá. Um forte elemento de confiança técnica neste contexto é a criptografia SSL, que garante a transmissão protegida de dados privados de clientes. Essa criptografia pode ser reconhecida pelo https na linha de endereço do navegador. Além disso, os padrões técnicos de segurança devem ser levados em consideração, por exemplo, no marketing por e-mail . Também muito importante: Evite “sites de construção” técnicos como páginas 404 e verifique regularmente se os clientes realmente chegam lá quando clicam no respectivo produto.

Conclusão

O marketing de confiança baseia-se no aumento da confiança do cliente em uma marca ou produto. Isso só é possível se uma certa confiança básica foi gerada por parte do consumidor. Com a ajuda de medidas direcionadas, a confiança pode ser aumentada e, na melhor das hipóteses, garante uma fidelidade do cliente significativamente mais intensa. Isso resulta em mais vantagens. 

Com um alto nível de fidelidade do cliente, os clientes geralmente reagem com menos sensibilidade aos aumentos de preços, mas mais aos descontos. Além disso, um alto nível de fidelidade do cliente é equiparado a uma intensa fidelidade à marca. Mesmo no caso de produtos possivelmente ligeiramente melhores da concorrência, você pode continuar esperando a confiança de seus clientes com um alto nível de fidelidade do cliente.

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