Marketing B2B: vale a pena investir? 

Se você achava que o marketing de conteúdo era uma tendência passageira de marketing, pense novamente. Uma pesquisa recente mostra que 66% dos profissionais de marketing ​​aumentaram seus investimentos no setor pelos próximos 12 meses. 

Por essas e por outras já podemos responder a pergunta do título com um grandioso e sonoro “sim”. Mas vem com a gente que traremos uma espécie de painel de comando nas linhas abaixo!

Mudando os hábitos de compra com o marketing B2B

De muitas maneiras, os profissionais de marketing B2B estão espelhando tendências anteriormente adotadas no B2C. Eles concluíram que as pessoas compram de marcas que gostam e confiam, e uma ótima maneira de fazê-lo é ser o mais aberto e transparente possível sobre seu produto ou serviço.

A confiança pode ser um problema significativo quando se trata de vendas B2B. Muitos clientes simplesmente não confiam mais nos vendedores, principalmente por se sentirem pressionados a assumir um compromisso que, talvez, não estejam prontos. 

Ou seja, se for uma marca de racks para servidor, de roupas ou qualquer outra, mantenha a compostura e a ética. Eles querem sentir que fizeram sua própria pesquisa e qualquer interação com um profissional de vendas é simplesmente uma função consultiva ou administrativa à medida que seus pedidos são processados.

Como você compra soluções B2B?

A maioria das decisões de compra B2B é feita para resolver um problema específico. A menos que um profissional tenha experiência pessoal com esse problema, eles podem ter dificuldade em simpatizar com suas necessidades. É aí que o conteúdo liderado por especialistas se destaca.

Normalmente a procura por soluções para problemas começa com uma pesquisa rápida no Google ou YouTube ou com perguntas a um grupo nas redes sociais. E seus clientes provavelmente seguirão o mesmo caminho. Se não tiver o conteúdo disponível no momento do questionamento, seus concorrentes terão.

Os compradores estão mais interessados ​​em como um produto ou serviço os ajudará a alcançar seus objetivos. Um ótimo conteúdo responde quase todas as dúvidas em poucas linhas e se isso for atrelado a preços convidativos, o marketing B2B foi bem feito!

Conteúdo competitivo: tome a decisão certa, no momento certo!

Em qualquer mercado, a organização que publicar as informações de melhor qualidade, demonstrando o valor de seu produto/serviço e destacando sua liderança e autoridade, provavelmente conquistará a maior parte do interesse do cliente.

É como se pudessem fazer o conserto de portão automático, antes mesmo do motor cair em desuso.

Como resultado, essas empresas raramente se apresentam à sua base de clientes em potencial (pois estão na mente dos mesmos quando precisam de algo referente àquele nicho) e podem cobrar um valor relativamente interessante. 

Por outro lado, as empresas que não são tão ativas na conversa sempre aparecerão mais abaixo na hierarquia. O marketing B2B faz com que a saúde financeira da empresa evolua a passos largos para o sucesso que tanto almeja.

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