Importância da comunicação interna nas empresas

Uma boa comunicação interna garante clareza para qualquer empresa que se preze. Mas como ela funciona?

Para saber disso, insira etiquetas personalizadas sobre o tema e continue lendo nosso artigo!

O que é Comunicação Interna?

A comunicação interna compartilha informações sobre a empresa, para que os funcionários possam desempenhar bem suas funções. Isso os mantém informados de todos os pormenores.

O objetivo é fornecer um fluxo eficaz entre os departamentos de uma organização e os colaboradores. Isso se aplica tanto para cima quanto para baixo na cadeia de gerenciamento/funcionário.

Uma comunicação sólida faz com que essa cultura ganhe solidez e cria o envolvimento mútuo, gerando entendimento e interesse de todos. Então, se venceram o prêmio anual ou o setor de display de acrílico teve bom desempenho, tire proveito disso!

Tipos e Canais de Comunicação Interna

A força de trabalho muda constantemente, o que destaca a necessidade de vários canais de comunicação. Há uma vantagem para a comunicação interna no escritório e remota.

Ou seja, o compartilhamento de informações pode ser verbal ou eletrônico, por meio de sistemas como a intranet da empresa. Esta segunda opção estará disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana e os funcionários terão acesso a ela de qualquer local com conexão à Internet.

Existem cinco tipos principais de comunicação interna:

  • Gestão – que dispensa informações como estratégias, resultados da empresa, informações internas e externas e se foca em algo mais abrangente voltado para aquele nicho específico.
  • Equipe – entre colegas que trabalham juntos para alcançar o mesmo objetivo final.
  • Cara-a-cara – informando os indivíduos sobre tarefas e situações.
  • Bate papo informal – bate-papos informais entre colegas para compartilhar informações, como novas resoluções de laudo spda.
  • Recursos – intranet, e-mail, redes sociais, mensagens, videochamadas e telefone.

Aumenta o engajamento e a produtividade dos funcionários

Inicie as conversas certas em toda a sua organização e reúna líderes, parceiros e funcionários para se concentrarem em estratégias que irão ter grande engajamento e produtividade. 

Incentive os funcionários a apresentarem suas ideias e opiniões. Isso faz com que se sintam valorizados e ouvidos. Quando estão ativamente engajados, eles trabalham mais e entregam resultados expressivos, sem que precisem ser cobrados.

Esses tipos de conversas podem ser configurados facilmente por meio de plataformas de comunicação internas. Não há necessidade de reuniões demoradas, bastando simples detalhamentos vez ou outra.

Promova o fornecimento de informações

Outro dos benefícios da comunicação interna é que ela entrega a mensagem certa para as pessoas relevantes. A tecnologia moderna fez com que a maioria de nós se conectasse em algum momento do dia, principalmente no trabalho. 

Sua equipe deve utilizar a intranet da empresa, à qual poderão manter-se atualizados com as comunicações relevantes.

O conceito, quando inserido de forma eficaz, também garante que os funcionários não sofram com a sobrecarga de informações. Evita a necessidade de passar horas enviando e lendo e-mails, mensagens e comentários.

Ninguém tem todo este tempo para ‘perder’, principalmente em nosso mundo atual. Então, vale a percepção de que quanto mais dinâmica a comunicação, melhor.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

+ posts