Não há como negar que o Facebook ainda é uma rede social extremamente relevante. Tanto que você encontrará páginas tão variadas, desde de cinema, culinária e temas mais específicos como de motores elétricos industriais.
Mas será que ainda vale usá-lo para alavancar seu site? É possível agregar valor e trazer possíveis leads e clientes de lá? Foi pensando nessas dúvidas que criamos esta postagem. Então, se ficou curioso, continue com a gente!
Opções de segmentação
A resposta para a pergunta inicial é ‘sim’! Vale a pena usar o Facebook para gerar mais tráfego para o seu site. E o primeiro motivo é a segmentação detalhada que ele oferece. Com isso, você irá gastar seu orçamento de publicidade com eficiência, dividindo um público-alvo em nichos como:
- Idade;
- Localização;
- Anúncios em que clicaram;
- Páginas com as quais se envolveram;
- Modelos de smartphones que usam;
- E muito mais.
Ao segmentar as pessoas certas, você obterá conversões mais altas e leads mais qualificados. Portanto, ele se torna tão fundamental para sua empresa quanto um compressor de ar odontológico é para um dentista.
Envie anúncios específicos para clientes em diferentes estágios do funil de marketing. Então, à medida que avançam, podem anunciar ofertas e produtos diretamente com muito mais sucesso.
Públicos Personalizados
Os Públicos Personalizados permitem segmentar pessoas no Facebook que já conhecem sua empresa. Para criá-lo, carregue seus dados próprios e use-os com diretrizes como:
- Clientes que compraram uma vez, mas não voltaram;
- Clientes com um valor médio de pedido alto;
- Ou aqueles que se interessam por ofertas específicas.
Públicos semelhantes
Também conhecido como Lookalike Audiences, é uma ferramenta para encontrar prospects muito semelhante àqueles já existentes. Ao obter informações do seu público atual, o Facebook gera outras tabelas com contas que têm grande probabilidade de se tornarem clientes.
É um trabalho digno de um filtro coalescente, que separa e distribui para caminhos distintos quem topa ‘seguir adiante’ e quem prefere ‘parar por aqui’. Em seguida, você pode estreitar ainda mais e avaliar porcentagens menores dentro dos já computados. Como pode perceber, dá ao gestor a possibilidade de aproveitar o Learning Machine do Facebook com total eficácia.
Alcance mais pessoas com pagamentos
Já deu para perceber que o alcance orgânico não é tão eficaz quanto antes. Ele está em declínio graças às mudanças nos algoritmos do Facebook. Como sabemos, este é um sistema capitalista, ou seja, visa lucros. E, consequentemente, você deve pagar por eles.
Saber segmentar as pessoas certas e criar o conteúdo que elas querem ver, certamente te destacará entre seus concorrentes e extrairá uma quantidade enorme de valor com anúncios.
Ao usar anúncios pagos, sua postagem chegará a mais pessoas do que jamais conseguiria organicamente. Por fim, também permite que você dimensione seus esforços de marketing com facilidade.
Faça reuniões com todos os gestores e sócios, avalie quanto será revertido para esta finalidade e aproveite todos os benefícios do Facebook!
O que achou do texto de hoje? Sabe como utilizar o Facebook para alavancar o seu site? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!