Facebook: Vale a pena usar para alavancar seu site?

Não há como negar que o Facebook ainda é uma rede social extremamente relevante. Tanto que você encontrará páginas tão variadas, desde de cinema, culinária e temas mais específicos como de motores elétricos industriais.

 

Mas será que ainda vale usá-lo para alavancar seu site? É possível agregar valor e trazer possíveis leads e clientes de lá? Foi pensando nessas dúvidas que criamos esta postagem. Então, se ficou curioso, continue com a gente!

Opções de segmentação

A resposta para a pergunta inicial é ‘sim’! Vale a pena usar o Facebook para gerar mais tráfego para o seu site. E o primeiro motivo é a segmentação detalhada que ele oferece. Com isso, você irá gastar seu orçamento de publicidade com eficiência, dividindo um público-alvo em nichos como: 

 

  • Idade; 
  • Localização;
  • Anúncios em que clicaram;
  • Páginas com as quais se envolveram; 
  • Modelos de smartphones que usam;
  • E muito mais.

 

Ao segmentar as pessoas certas, você obterá conversões mais altas e leads mais qualificados. Portanto, ele se torna tão fundamental para sua empresa quanto um compressor de ar odontológico é para um dentista.

 

Envie anúncios específicos para clientes em diferentes estágios do funil de marketing. Então, à medida que avançam, podem anunciar ofertas e produtos diretamente com muito mais sucesso.

Públicos Personalizados

Os Públicos Personalizados permitem segmentar pessoas no Facebook que já conhecem sua empresa. Para criá-lo, carregue seus dados próprios e use-os com diretrizes como: 

 

  • Clientes que compraram uma vez, mas não voltaram; 
  • Clientes com um valor médio de pedido alto;
  • Ou aqueles que se interessam por ofertas específicas.

Públicos semelhantes

Também conhecido como Lookalike Audiences, é uma ferramenta para encontrar prospects muito semelhante àqueles já existentes. Ao obter informações do seu público atual, o Facebook gera outras tabelas com contas que têm grande probabilidade de se tornarem clientes. 

 

É um trabalho digno de um filtro coalescente, que separa e distribui para caminhos distintos quem topa ‘seguir adiante’ e quem prefere ‘parar por aqui’. Em seguida, você pode estreitar ainda mais e avaliar porcentagens menores dentro dos já computados. Como pode perceber, dá ao gestor a possibilidade de aproveitar o Learning Machine do Facebook com total eficácia.

Alcance mais pessoas com pagamentos

Já deu para perceber que o alcance orgânico não é tão eficaz quanto antes. Ele está em declínio graças às mudanças nos algoritmos do Facebook. Como sabemos, este é um sistema capitalista, ou seja, visa lucros. E, consequentemente, você deve pagar por eles. 

 

Saber segmentar as pessoas certas e criar o conteúdo que elas querem ver, certamente te destacará entre seus concorrentes e extrairá uma quantidade enorme de valor com anúncios.

 

Ao usar anúncios pagos, sua postagem chegará a mais pessoas do que jamais conseguiria organicamente. Por fim, também permite que você dimensione seus esforços de marketing com facilidade. 

 

Faça reuniões com todos os gestores e sócios, avalie quanto será revertido para esta finalidade e aproveite todos os benefícios do Facebook!

 

O que achou do texto de hoje? Sabe como utilizar o Facebook para alavancar o seu site? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

 

Não há quase nenhuma área em que a tecnologia digital não tenha impactado a minha vida.

Carlos Piva

Não há quase nenhuma área em que a tecnologia digital não tenha impactado a minha vida.