Exigência de ambulâncias em eventos

Exigência de ambulâncias em eventos

Exigência de ambulâncias em eventos

A responsabilidade dos produtores de eventos vai muito além de realizar um show, festival, congresso, feiras ou eventos esportivos que agrade aos convidados. É preciso mantê-los em segurança e garantir todo o amparo médico, caso seja necessário, durante toda a duração do evento.

A ambulância em eventos é exigida por lei e a Brasil Emergências Médicas vai explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto neste artigo. Confira!

O tamanho do público irá interferir na quantidade de ambulância e equipe médica?

Ao planejar um evento, é preciso levar em conta algumas particularidades. Cada tipo e porte de evento requer um serviço especializado e uma estrutura específica para o tamanho do público esperado a comparecer ao local.

Em outras palavras, a quantidade de profissionais necessária para um evento grande, precisa considerar o número de ingressos ou convites disponíveis ao público. Além disso, é importante que o CRM saiba com antecedência o número de equipes, para fazer a inspeção dos postos médicos e das outras instalações antes da ocorrência do evento.

Os grandes exigem uma equipe médica maior e mais ambulâncias disponíveis, além de apresentar um posto médico em um ambiente fixo ou de campanha, uma sala para enfermagem e para realização de procedimentos médicos, além de pelo menos uma ambulância com unidade de suporte avançado à vida (os motoristas socorristas devem conhecer as rotas de fuga mais estratégicas e os caminhos adequados até os hospitais mais próximos).

Portanto, a assistência médica para cada tipo de cobertura irá variar de acordo com o tempo de duração do evento, a sua localização, se se trata de um local aberto ou fechado, a quantidade de público esperada, a faixa etária principal, se há ou não a distribuição de bebidas alcoólicas, entre outros fatores.

Qual o procedimento em caso de acidentes?

Caso ocorra qualquer tipo de acidente no evento, o procedimento inicial é acionar imediatamente a equipe médica responsável pelo atendimento no local, assim como autoridades necessárias para resolver toda a situação da melhor forma possível e evitar danos maiores.

Os profissionais da saúde responsáveis por prestar os primeiros socorros às vítimas precisam ter o treinamento adequado para atender aos diferentes tipos de acidentes que possam ocorrer.

Além do atendimento e estabilização no próprio local, caso seja necessário, é oferecido o serviço de remoção simples, remoção UTI, remoção simples psiquiátrica, remoção simples para obesos e remoção UTI pediátrica. Assim, é feito o encaminhamento do paciente a unidade de saúde mais próxima.

Qual é a legislação no Brasil para cobertura de eventos?

A legislação a respeito da obrigatoriedade e exigência de ambulâncias em eventos pode variar de acordo com a cidade e estado em que ele será realizado.

Como não é viável abordar sobre cada uma neste artigo, vamos falar de algumas como exemplo. O importante é que ao planejar um evento, você procure a prefeitura local para informações específicas a respeito do assunto.

Tomando como exemplo a cidade de São Paulo, o decreto municipal estabelece a exigência de uma ambulância em locais onde serão realizados os grandes eventos, como concursos, provas para vestibular, entre outros, permanecendo no local ao longo de toda sua duração. De acordo com a lei em questão, os eventos em que sejam esperados público superior ou igual a 1500 pessoas necessitam de ambulâncias à disposição.

As equipes médicas precisam contar com um médico intervencionista, um enfermeiro e um motorista socorrista da ambulância. Em caso de descumprimento das normas pela organização do evento, poderão ser penalizados com multas e até a interrupção do evento.

Na cidade de Curitiba, a Câmara Municipal da cidade conta com uma lei que determina que todos os eventos de grande porte tenham, pelo menos, um responsável e uma equipe médica de apoio para prestar socorro aos frequentadores. Esses eventos são aqueles com mais de duas mil pessoas, podendo ter natureza cultural, educativa, artística, religiosa, esportiva ou promocional.

Quais os requisitos necessários das ambulâncias para eventos?

Além da presença de equipe médica e veículo de emergência móvel, a legislação estabelece alguns requisitos necessários a respeito das ambulâncias.

As ambulâncias em eventos precisam ser capazes de oferecer um atendimento de nível pré-hospitalar móvel para conseguir auxiliar o paciente em uma situação de ordem clínica, cirúrgica, traumática ou psiquiátrica.

Dessa forma, a unidade ambulatorial deve ser completamente equipada para oferecer desde um curativo a um socorro médico que necessite da imobilização para a remoção até uma clínica, um pronto-socorro ou uma unidade hospitalar.

A presença de ambulâncias em eventos é indispensável para o atendimento humanizado, rápido e seguro dos pacientes. No entanto, é importante que o veículo tenha a infraestrutura necessária para estabilizar os possíveis quadros de urgência e realizar a manutenção do estado de saúde da vítima.

Como contratar os serviços de ambulância para o meu evento?

Para estar de acordo com a legislação sobre a exigência de ambulância em eventos e proporcionar momentos seguros e prazerosos a todos os presentes, recomendamos a contratação do serviço com antecedência, para que tudo seja estabelecido da melhor forma e atendendo as regularidades impostas.

É importante realizar a inscrição no Conselho Regional de Medicina de todas as empresas que estejam planejando e organizando um evento que necessite de uma equipe médica para possíveis atendimentos de urgência e emergência. É preciso deixar claro quem é o diretor técnico e o corpo clínico responsável por prestar o serviço de assistência médica.

Assim, o órgão irá realizar a inspeção prévia e será responsável por aprovar os serviços contratados, sinalizando estar de acordo com o evento ou poderá solicitar que a empresa organizadora se ajuste às exigências legais, caso sejam encontradas determinadas pendências ou irregularidades.

Vale ressaltar que o descumprimento da lei pode acarretar em multas a serem pagas, cassação do alvará do evento ou até mesmo cancelamento por determinação da Secretaria de Segurança Pública.

O que precisamos levar em conta ao contratar o serviço de ambulância para eventos?

Ao contratar o serviço de ambulância e assistência médica em eventos, é preciso analisar alguns fatores a fim de solicitar uma ambulância e uma equipe médica que estejam de acordo com as demandas que possam surgir. Sendo elas:

  • quantidade de pessoas esperadas no local. Para encontrar esse número, é necessário considerar o número de ingressos disponíveis para venda;
  • características específicas do ambiente, como o tamanho e se é aberto ou fechado;
  • tempo de duração do evento;
  • faixa etária do público pagante;
  • se terá ou não a distribuição de bebidas alcoólicas;
  • preparo e capacitação da equipe médica para lidar com os diferentes tipos de emergências e para a remoção de pacientes até o hospital, caso seja necessário.

Para cumprir todos os requisitos da legislação, as empresas devem se organizar de maneira que o planejamento do evento, no quesito assistência à saúde com ambulância, aconteça com antecedência de contratação, fazendo a contratação pelo menos três semanas antes da realização do evento em questão.

Manter a segurança de todos os presentes no evento, seja organizadores ou frequentadores, deve ser sempre uma prioridade.

Caso você tenha interesse neste tipo de serviço para o seu evento, entre em contato com a Brasil Emergências Médicas para contratar uma equipe médica capacitada e de acordo com as especificidades do seu evento.

Assim, é possível atender as exigências de ambulância em eventos e garantir a segurança e tranquilidade de todos.

Leia Também:

Mercado Virtual no Brasil e Seu Panorama
Como fazer cadastro na Enel Ceará?
Como Entrar em Contato Com o Mercado Livre

+ posts

Não há quase nenhuma área em que a tecnologia digital não tenha impactado a minha vida.