CTA: 5 formas eficientes de utilizar

Se você trabalha com marketing digital com certeza já conhece a sigla CTA, ou Call To Action (Chamada para ação), esse é um conceito muito utilizado em diversas estratégias diferentes como e-mail marketing, landing pages e anúncios pagos.

 

Seu principal objetivo é fazer uma chamada para que o usuário realize determinada ação que você estipular, como clicar em um botão, fazer um download, curtir ou compartilhar uma postagem, se inscrever em um canal, comprar um produto e por aí vai. 

 

Os CTAs são considerados como peças-chaves do marketing digital, e levam o seu lead para a próxima etapa, eles são considerados os guias e os grandes incentivadores de uma pessoa virar cliente de uma empresa válvula de alívio, por exemplo. 

 

Se você quer saber como usar o CTA a seu favor, no texto de hoje separamos 5 formas eficientes de utilizá-lo durante as suas estratégias de marketing, bora conferir? Então vamos lá!

1 – Fazer o download de um conteúdo

A primeira forma de utilizar o CTA ao seu favor é fazendo a recomendação de um download de algum conteúdo seu. Essa estratégia é muito popular em páginas de captura ou até mesmo para usuário no meio do funil, que já conhecem sua marca e podem dar um próximo passo acessando um conteúdo exclusivo. 

 

Ebooks, webinars, arquivos em excel, infográficos, planilhas, white papers e podcasts, são alguns exemplos de conteúdos que podem ser divulgados, crie um CTA bem chamativo e simples como um “Clique aqui e faça o download”. 

2 – Encaminhar para sua landing page ou seu site

Outra forma extremamente eficiente de usar seus Calls To Actions é fazendo o seu encaminhamento para sua landing page ou o site da sua empresa, isso é uma grande estratégia para qualquer empresa, desde compressor de ar odontológico até uma empresa de calibração.  

 

Direcionar o tráfego para essas duas páginas é sempre importante dentro da sua estratégia, a landing page ajuda a gerar leads enquanto o site é a base da estruturação de toda sua empresa dentro do marketing digital. 

 

Implemente esses CTAs nas suas redes sociais, no final do seu texto de blog ou no seu e-mail marketing direcionado para essas páginas na web, algo como “Acesse aqui e conheça mais sobre”, pode ser uma boa chamada. 

3 – Comprar um produto

Um CTA eficiente e popular é o de chamar o usuário para realizar a compra de um produto, esse é muito usado com leads no fundo do funil, que já se sentem preparados para enfim, se tornarem clientes da sua empresa. 

 

Mostre a sua oferta e monte um CTA direto, sem enrolação e com um alto poder de persuasão, é aqui que a pessoa toma uma atitude então é preciso ser convincente e mostrar o caminho de maneira efetiva para ele. 

4 – Assinar uma Newsletter

Muito usados no e-mail marketing e nos textos de blog, assinar uma Newsletter significa nutrir um lead e entregar conteúdo de maneira constante para ele, isso gera aproximação, e fidelidade e faz com que sua marca ganhe uma certa autoridade com seus usuários. 

 

Essa é uma ótima estratégia para todas as etapas do funil, e sempre deve vir acompanhada de um CTA, é ele quem vai guiar a pessoa para essa assinatura, juntamente com os dados do usuário e suas informações, seja ele um novo lead ou um cliente que busca fidelização. 

5 – Mais engajamento e seguidores nas redes sociais

Fechando nossa lista, uma forma eficaz de utilizar os CTAs é gerando mais engajamento e ganhando novos seguidores nas redes sociais, assim, cada vez mais pessoas vão conhecer seus produtos. 

 

Você já deve ter se deparado com alguns CTAs em redes sociais, talvez um “se inscreva no canal” “curta e compartilhe” “comente abaixo”, “Saiba mais sobre filtro coalescente” ou “me siga nas outras redes sociais”, todos esses são exemplos claros de Call To Actions.

 

Escolha o que melhor te agrada e o que mais encaixa na rede social que você está inserido, procure divulgar seu conteúdo, gerar engajamento e atrair as pessoas fazendo esses CTAs que são extremamente simples e podem dar muito resultado para seu negócio. 

 

O que achou do texto de hoje? Já conhecia o termo CTA? Gostou das dicas? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

Não há quase nenhuma área em que a tecnologia digital não tenha impactado a minha vida.

Carlos Piva

Não há quase nenhuma área em que a tecnologia digital não tenha impactado a minha vida.