Comunicação digital e suas características principais

Com o desenvolvimento da internet e de diversos ferramentas que ficam conectados a rede de internet 24 horas por dia, automaticamente as formas de comunicação foram se adaptando aos meios digitais, em busca de proporcionar uma série de benefícios, como por exemplo:

  • Otimização do cotidiano;
  • Desburocratização administrativa;
  • Velocidade produtiva;
  • Otimização das estratégias de marketing;
  • Resolução de problemas;
  • Melhoria no relacionamento com o cliente.

A evolução da comunicação vai continuar fornecendo várias vantagens, pois as ferramentas e mecanismos não param de desenvolver e incorporar novas tecnologias, para propiciar novas experiências comunicacionais.

Em suma, a comunicação digital é a soma de métodos e ferramentas de comunicação que se aplicam dentro de websites, redes sociais e dispositivos móveis.

Foi pensando em falar um pouco das características principais dessa comunicação digital que produzimos esse artigo. Gostou da pauta? Então siga conosco e boa leitura. 

Encurtamento de distância

A primeira e mais notória característica que a comunicação digital trouxe ao cotidiano é com relação ao encurtamento das distâncias, que é um instrumento de otimização do relacionamento com o cliente. Muitas ações podem ser resolvidas em cliques e mensagens através de plataformas digitais, diminuindo, por exemplo, a necessidade de formalidades e burocracias.

Através do e-mail, uma empresa que vende motores elétricos industriais, por exemplo, pode trocar arquivos e documentos autenticados para dar andamento às relações comerciais sem necessidade de as pessoas estarem presentes.

Para documentos mais importantes, é válido, quando autenticado sob cartório, a assinatura eletrônica, facilitando a possibilidade de uma transação somente através da comunicação digital. Com o encurtamento das distâncias, a comunicação digital flexibilizou e ganhou características que são vistas como pilares para o desenvolvimento corporativo, veja elas a seguir.

Relacionamento com o cliente

Para uma empresa que vende displays em acrílico, a comunicação digital valoriza o relacionamento com o cliente pois otimiza processos produtivos. Um atendimento rápido e eficiente é reconhecido por consumidores e isso respalda positivamente o marketing de relacionamento.

Esse atendimento pode ser feito por e-mail, rede social, chat em site/e-commerce, whatsapp, entre outros. Isso proporciona ao cliente da empresa, uma variedade de ferramentas digitais para entrar em contato com a empresa de diferentes formas. 

Engajamento

O engajamento é uma característica importante pois é a maneira que a empresa estreita o relacionamento com seu público-alvo. Com o uso de uma série de técnicas e comunicação digital, é possível criar elos emocionais, afetivos e de respeito entre consumidor e empresa.

A maneira pelo qual o engajamento se materializa, é através da comunicação digital e suas diversas ferramentas de auxílio e entretenimento ao cliente.

Produção de conteúdo

Comunicação digital não está somente no ato de dialogar com clientes; serve também para produzir conteúdo relevante, buscando se comunicar digitalmente com o cliente. Para uma empresa de calibração, por exemplo, a produção de conteúdo pode atrair leads em potencial para o site, aumentando as chances de conversão e valorizando a autoridade da marca.

Presença na Web

Por último, mas não menos importante, a presença na web é uma das principais características da comunicação digital e uma meio de otimizar todas as demais ações de marketing da empresa.

Portanto, esperamos que esse artigo tenha sanado as dúvidas sobre a importância da comunicação digital e quais são suas principais características, para que você consiga otimizar o relacionamento com o cliente.

O que achou do texto de hoje? Curtiu saber mais sobre as características da comunicação? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

Não há quase nenhuma área em que a tecnologia digital não tenha impactado a minha vida.

Carlos Piva

Não há quase nenhuma área em que a tecnologia digital não tenha impactado a minha vida.