Como os bots são criados e ensinados a responder nossas mensagens

Se você já tirou dúvidas sobre o funcionamento, instalação e outras, a respeito de alarmes de incêndio ou qualquer outro tipo de produto ou serviço por meio de tela de chat, possivelmente estava conversando com um sistema, um robô. 

Isso mesmo, além de empresas do setor de segurança contra incêndio, os bots também são usados por empresas dos mais variados segmentos, como:

  • Indústrias;
  • Hotelaria;
  • Eventos;
  • Educação;
  • E-commerces.

E como eles são desenvolvidos para responder os usuários? Descubra isso e muito mais nos próximos tópicos. Venha conosco!

O que é chatbot e como funciona?

O chatbot é basicamente um sistema de atendimento ao cliente. O mecanismo pode ser aplicado em lojas virtuais, sites, e-commerces e outras plataformas online.

As tecnologias usadas para a criação dos bots são focadas em duas, a inteligência artificial (IA) e o processamento de linguagem natural (PNL). Essas tecnologias dão ao bots a capacidade de realizar conversas e responder perguntas, desde as mais simples às mais complexas de acordo com a sua programação de diálogos.

Ou seja, os bots podem responder dúvidas comuns como prazo de entrega, até esclarecer detalhes sobre o processo de calibração de instrumentos, um procedimento bastante técnico do campo industrial.

7 vantagens do uso de bots

  • Reduz custos: uma dos grandes benefícios do uso de chatbots é a diminuição de gastos, pois evita a necessidade de mão de obra especializada para a realização do atendimento ao cliente.
  • Funciona de forma ininterrupta: aplicados nas plataformas online, os bots respondem os consumidores 24 horas por dia, o que ajuda nas vendas, já que o cliente pode solucionar dúvidas que são essenciais para sua tomada de decisão de compra.
  • Podem ser usados para divulgação: falando em vendas, os chatbots têm sido estratégicos nesse âmbito, pois as conversas podem ser direcionadas para divulgação. Por exemplo, um consumidor interessado em saber detalhes sobre um bomba de vácuo, pode ser conduzido para promoções especiais como a compra de um kit de refrigeração.
  • Simplifica a comunicação interna: além de empregados em sites, os bots também são aplicados em canais internos da empresa, facilitando a comunicação e o alinhamento das equipes.
  • Ajuda a captar leads: o chatbot pode conter diálogos, no qual pedem informações e dados do consumidor, como e-mail. Isso permite o envio de e-mails marketing e outras ações estratégicas direcionadas à conversão de leads em clientes.
  • Pode ser integrado ao CRM: os bots podem ser incorporados ao CRM, sendo estratégico para potenciar a base de dados e melhorar a qualificação das informações.
  • Melhora a experiência do cliente: o atendimento por meio chatbots é mais rápido e funciona a todo o momento, o que impacta na melhora da experiência do cliente, importante para a conversão e fidelização.
  • Permite integração com aplicativos de conversa: além do CRM, os bots podem ser integrados a apps de conversas, como Whatsapp, Telegram e outros, ampliando a gama de atendimento e realizando campanhas de marketing.

Esse foi nosso artigo que falou sobre o bots, tecnologia que traz diversos benefícios para o mercado empresarial. Se gostou compartilhe nas suas redes sociais e siga para mais conteúdos como esse.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Não há quase nenhuma área em que a tecnologia digital não tenha impactado a minha vida.

Carlos Piva

Não há quase nenhuma área em que a tecnologia digital não tenha impactado a minha vida.