Como funciona um chatbot em whatsapp

O whatsapp é um dos principais canais de comunicação na atualidade, são mais de 164 milhões de usuários no Brasil, cerca de 97% das pessoas que possuem um smartphone, tem o Whatsapp, sendo que 93% delas acessam a plataforma diariamente. 

Essa é uma rede extremamente comum e muito utilizada devido a sua praticidade e facilidade, sendo uma forma de se comunicar diretamente com qualquer pessoa, em qualquer lugar, através de um chat que ainda te permite fazer chamadas de voz, de vídeo, enviar imagens, emojis e por aí vai. 

Porém, se engana quem pensa que o whatsapp funciona apenas para conversas pessoais, muitas pessoas utilizam essa ferramenta de maneira profissional, para atender todos os seus clientes de maneira instantânea e solucionar todas as dúvidas sobre seus serviços como seu descarte de lixo eletrônico

Porém, com a experiência do usuário sendo cada vez mais criteriosa, não basta apenas marcar presença com o whatsapp business e ter um chat profissional, é preciso usar algumas ferramentas para te ajudar durante a sua jornada, e fornecer respostas automáticas e agilizadas aos seus consumidores. 

Dessa forma, uma das melhores ajudas que você pode ter é utilizando o chatbot ao seu favor. No texto de hoje, iremos contar para você, tudo sobre esse recurso e como ele pode ser aplicado dentro do seu whatsapp, bora conferir? Então vamos lá!

O que é um chatbot para Whatsapp?

Como o próprio nome já indica, o chatbot nada mais é do que um programa ou popularmente conhecido como um “robô” que é programado para realizar o atendimento com o público, gerando uma conversa de forma natural e eficiente. 

Ou seja, é um robô de conversação, que é instalado dentro de uma plataforma para responder dúvidas, resolver problemas, e estabelecer um atendimento com os usuários que entrarem em contato com o seu negócio para saber mais sobre sua bobina de papel

No whatsapp, o chatbot é programado dentro do business que nada mais é, do que o setor “profissional” dessa rede social, ele funciona 24 por dia, 7 dias por semana, e não precisa de nenhum humano, apenas para programá-lo. 

Como ele funciona no Whatsapp?

Como citamos acima, o chatbot é um programa que pode ser instalado em diferentes plataformas como o messenger, o chat de um site, no e-mail e por aí vai, no caso do Whatsapp, ele acaba sendo considerado um dos meios mais eficientes e talvez, a sua principal plataforma de uso. 

Através dele, é possível programar uma comunicação totalmente automatizada e usar em diferentes funções, como a recepção para novos clientes, a informação sobre horário de funcionamento e ausências, e até mesmo a troca de informações de dúvidas mais básicas e comuns que ocorrem dentro do seu negócio. 

Se você já possui o Whatsapp Business, basta ir atrás do API, que já é instalado juntamente com o Business e pode fornecer para você, a criação de chatbots de maneira integrada dentro do próprio whatsapp. 

Para isso, é preciso encontrar um provedor oficial, que te ajuda a integrar essa ferramenta e faz com que você consiga criar o seu próprio chatbot no Whatsapp, depois basta programá-lo para suas diferentes funções, não se esqueça das peculiaridades que existem dentro do Whatsapp, como o uso de emojis e uma linguagem mais descontraída. 

Porque o chatbot é tão importante para o Whatsapp?

Por ser considerado por muitos, como o principal meio de comunicação na atualidade, o chatbot no whatsapp acaba tendo um peso enorme para qualquer empresa, é através dele que você consegue solucionar problemas sobre seus rótulos adesivos, facilitar o atendimento e trazer vários benefícios ao seu usuário. 

Marca sua presença digital, instala um atendimento que funciona em tempo integral, melhora a experiência do usuário aumentando a produtividade e fornecendo respostas rápidas e objetivas, reduz consideravelmente os custos e acaba trazendo mais facilidade a sua empresa. 

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha gostado, até a próxima!

Não há quase nenhuma área em que a tecnologia digital não tenha impactado a minha vida.

Carlos Piva

Não há quase nenhuma área em que a tecnologia digital não tenha impactado a minha vida.