Como funciona o Ads?

O Ads para quem não conhece, é uma sigla que representa “anúncio”, e como o próprio nome já indica, esse termo atua com a mídia paga dentro de diversos canais digitais, sendo que, ao usar essa sigla, a associação mais comum é com a plataforma chamada Google Ads, ou Google Adwords. 

Sabe quando você pesquisa alguma coisa no Google, algum termo que queira saber mais sobre ou algum produto que está com curiosidade, como um inversor de frequência, por exemplo, bom, ao finalizar sua procura, irão aparecer alguns resultados, e o primeiro que possui a palavra “anúncio” escrita ao lado, é justamente um Ads. 

Essa é uma forma de atrair pessoas até o seu site utilizando de links patrocinados, como se estivesse comprando um espaço publicitário ganhando prioridade e ficando em primeiro, para assim, gerar mais visibilidade e reconhecimento para a sua página. O Ads também pode ser aplicado em redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e Pinterest. 

Atualmente, praticamente todas essas redes possuem uma plataforma Ads, que serve para construir campanhas pagas e ganhar visibilidade para a sua empresa. Se você está curioso para conhecer mais sobre como funciona o Ads e principalmente essa plataforma do Google, nós vamos te ajudar! Continue com a leitura para descobrir mais sobre ele, confira!

O que é um Ads?

Como citamos acima, Ads é uma palavra que vem do inglês e em uma tradução livre significa anúncio, ou seja, ele representa uma linguagem persuasiva que tem como principal intuito, promover algum produto, serviço, marca ou ideia, por meio de algum canal de comunicação digital. 

Sendo assim, o Ads é considerado por muitos, como uma das melhores ferramentas de marketing na atualidade, já que auxiliam na promoção e divulgação da marca de maneira muito mais sólida e com resultados muito mais rápidos, gerando receitas para uma marca de maneira facilitada. 

Para criar um anúncio, alguns pré-requisitos são necessários, como o conhecimento profundo acerca do seu público-alvo, entendendo seus gostos, suas preferências, seu estilo e comportamento de forma geral.

Além disso, é necessário utilizar plataformas que promovam esses anúncios em determinados canais como citamos acima, afinal, assim como um toldo policarbonato precisa de um local para ser instalado, um Ads necessita de uma plataforma para ser funcional. 

O que faz uma plataforma de Ads como o Google Adwords?

Quando falamos de Ads, muitas pessoas já associam diretamente com a plataforma do Google Adwords, que é justamente uma das principais quando falamos da criação de campanhas e gerenciamento de anúncios. 

Essa plataforma, assim como as outras como o Facebook Ads ou o LinkedIn Ads, ajudam você a segmentar e conhecer seu público, criar campanhas com seus anúncios e fazer toda a divulgação e mensuração de resultados através do próprio canal de comunicação. 

Sendo assim, o Google Ads, você monta anúncios que serão veiculados na página inicial da busca do Google, além de sites parceiros e até mesmo no YouTube.

Quais são os tipos de Ads?

Existem vários tipos de Ads completamente diferentes um dos outros, nas redes sociais, são geralmente usados Social Ads, eles tem formatos diferentes como imagem com texto ou vídeos, que ao clicar no link a pessoa é redirecionada para a página desejada. 

Já no Google Ads, podemos ressaltar os links patrocinados, que são os anúncios que aparecem na plataforma de busca conforme as palavras-chave, a rede de display, fazendo com que seu anúncio apareça na página de parceiros através de imagens. 

Cada um possui suas próprias peculiaridades, assim como as diferentes marcas de um purificador de ar, porém o seu objetivo é o mesmo: gerar visibilidade e atração para a empresa. 

Como eles funcionam?

Agora que você já sabe tudo sobre os Ads é hora de entender como é o seu funcionamento, bom em primeiro lugar, é necessário selecionar uma plataforma de anúncios, no exemplo do Google, você vai criar a sua campanha , e dentro dela, pode criar uma base de anúncios diferentes. 

Após criar seus anúncios, você vai definir qual o preço que quer pagar para realizar a divulgação dos seus Ads, o tempo de duração, as palavras-chave escolhidas e o público-alvo, todas essas definições são antes de o anúncio ir para o ar, vale destacar que, no caso do Google, o pagamento é geralmente feito através do CPC (Custo Por Clique), representando um excelente custo-benefício. 

Após verificar e modificar essas ferramentas, basta colocar o anúncio no ar e esperar os resultados chegarem, após isso, é necessário fazer o acompanhamento metrificando eles, como o número de cliques e conversão. 

De forma resumida, você vai entrar em um “leilão”, pagando um valor para promover algo relacionado a sua marca, produto ou serviço, utilizando plataformas correspondentes para divulgar em seus respectivos canais, parece complicado mas com o passar do tempo você vai perceber que o Ads é muito mais fácil do que imagina. 

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Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Não há quase nenhuma área em que a tecnologia digital não tenha impactado a minha vida.

Carlos Piva

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