Como divulgar minhas marcas em redes sociais?

 

Você sabia que as redes sociais são usadas por aproximadamente, 3.96 bilhões de pessoas ao redor do mundo? Isso corresponde a mais da metade da população global. Só no Brasil, são cerca de 171.5 milhões de usuários, ou seja,  79.9% dos brasileiros utilizam pelo menos uma rede social. 

 

Dessa forma, essa fonte de comunicação se tornou algo tão comum como os aditivos químicos alimentares que estão presentes nas prateleiras dos supermercados. Mas, se engana quem pensa que as redes sociais só servem para se comunicar com outras pessoas, ou acompanhar notícias, tendências e entretenimento. 

 

Elas, são consideradas uma das melhores ferramentas para divulgar uma empresa e criar autoridade dentro do ambiente virtual, afinal, a probabilidade do seu consumidor acessar uma rede social é enorme, o que faz com que essa metodologia seja cada vez mais explorada. 

 

No texto de hoje, vamos mostrar para você, como é possível divulgar a sua marca usando as redes sociais, ganhando visibilidade, novos clientes e reconhecimento dentro do mercado, bora conferir? Então vamos lá!

 

Defina quais redes sociais serão usadas e quem é o seu público

O primeiro passo para divulgar sua marca nas redes sociais é traçar um planejamento para que ele seja eficiente, e para isso, é preciso definir dois pontos principais: quem é o seu público e em quais redes sociais você irá atuar. 

 

O primeiro ponto é saber quem são as pessoas na qual você irá entregar seus conteúdos, ou seja, quem são seus clientes, seus seguidores e os usuários que gostariam de consumir alguma postagem sua. 

 

É importante conhecer características, gostos pessoais e preferências de cada pessoa, isso ajuda você a criar um perfil ideal, no qual você consegue se guiar para atingir ele de acordo com seus gostos pessoais. 

 

Além disso, é sempre importante definir em quais redes sociais você estará presente, assim como em uma manutenção de compressores, no qual você define quais equipamentos precisam de reparos, aqui você escolhe a dedo quais redes combinam mais com a sua marca. 

 

Youtube, Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, TikTok, Pinterest, Whatsapp, enfim, as opções são várias, basta você ver quais se encaixam melhor no seu perfil e na sua proposta, não se limite a apenas uma, mas também, não exagere em todas. 

 

Não tente vender seu serviço o tempo todo

 

As redes sociais costumam ser um local de refúgio para grande parte do público, um momento no qual os usuários costumam relaxar e ver algo mais divertido e descontraído, dessa forma, quanto mais você oferece seus serviços e produtos de forma incessante, maior a chance de gerar desinteresse. 

 

Procure ter uma linguagem natural, não tente vender nada o tempo inteiro, esteja ali presente de maneira sutil e agradável, sem invasão de espaço ou atitudes consideradas negativas dentro da plataforma. 

 

Crie conteúdo de valor com uma certa constância

 

Todas as redes sociais, sem exceção, são dependentes de conteúdos, porém existem milhares espalhados por elas, se você quer divulgar sua marca, recomendamos que invista em conteúdo que gerem valor e que realmente sejam interessantes para seu público. 

 

Separe temas que estão em alta, aborda tendências e fale mais sobre o seu negócio de maneira interessante e que prenda a atenção, capriche nos vídeos, fotos, textos, diversifique os formatos e apresente algo novo sobre a sua empresa, talvez no caso de uma indústria, mostrar na prática a função de uma válvula direcional possa ser interessante, ou em uma empresa de café, mostrar a escolha dos grãos também seja relevante.  

 

Seja criativo, e valioso, e é claro, não se esqueça da constância, crie um calendário e faça suas postagens de maneira periódica, sempre mantendo uma boa frequência para nutrir seus usuários. 

 

Interaja e gere engajamento

 

O engajamento é parte crucial de qualquer rede social, curtir, comentar, seguir e compartilhar ajudam e muito, qualquer empresa a divulgar mais e de forma qualitativa a sua marca, por isso, peça o engajamento e também interaja com o público. 

 

Responda perguntas, comentários, crie stories interativos, converse com seu público, quanto maior a interação, maior o engajamento e consequentemente, mais efetiva será a divulgação de sua marca. 

 

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha curtido, até a próxima!

Não há quase nenhuma área em que a tecnologia digital não tenha impactado a minha vida.

Carlos Piva

Não há quase nenhuma área em que a tecnologia digital não tenha impactado a minha vida.