Cobrar o cliente nem sempre é uma tarefa fácil, mas saber fazer isso é fundamental para garantir o faturamento da sua empresa. A inadimplência é um problema que afeta muitos negócios, mas os pequenos são os que mais sofrem com essa questão.
Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, em 2021 25,2% das famílias brasileiras tiveram contas em atraso para pagar. Com a economia instável após 2 anos de pandemia é normal que muita gente esteja com dificuldade de cumprir com seus compromissos.
E, essa situação acaba afetando muitas pessoas e também negócios. Afinal, sem receber por seus serviços e produtos fica muito difícil manter uma empresa em pé.
Apesar do cenário desfavorável, muitos atrasos de pagamentos podem acontecer por simples esquecimento ou desorganização. Por isso, saber cobrar o cliente na hora certa pode ajudar na hora de receber os valores em aberto na data correta. Faça uma cobrança por PIX.
Nesse texto você vai ver qual a melhor maneira de fazer essa cobrança de forma simples e educada.
Como cobrar cliente de maneira simples
Fazer a gestão de cobranças da sua empresa é um passo importante para manter os clientes pagando as contas em dia. Ter esse processo automatizado pode evitar a inadimplência e ainda economizar muito tempo do seu time.
Muitas empresas ainda cobram seus clientes individualmente, ligando para cada um deles quando a fatura não foi paga. Esse processo, mesmo tendo resultados, pode não ser o melhor, principalmente para quem tem equipe enxuta.
Além de tomar tempo para fazer o contato com os clientes, por ser feito após o prazo, essa forma de cobrar cliente não oferece previsibilidade de recebimento. E ainda pode gerar um atrito desnecessário com o comprador.
A boa notícia é que atualmente existem diversas formas de cobrar clientes sem precisar entrar em contato individualmente com eles. Usar um sistema de gestão de cobranças, como o da Conta Cora, é uma forma de facilitar esse processo.
5 dicas para cobrar cliente sem prejudicar o relacionamento
Abaixo separamos algumas dicas de como fazer essas cobranças sem causar atritos com seus clientes. Acompanhe!
1) Tenha scripts de cobrança
Para facilitar ainda mais o processo é importante criar scripts de cobrança. Os scripts são roteiros que servem para orientar quem irá realizar a cobrança.
Nesse roteiro é possível definir uma forma educada de falar com o cliente e adiantar algumas situações.
2) Entenda o Código de Defesa do Consumidor
Um ponto importante que às vezes é deixado de lado é se atentar ao Código de Defesa do Consumidor (CDC), que define algumas regras para as empresas realizarem as cobranças.
Segundo o CDC, uma companhia pode realizar a cobrança devida, desde que cause nenhum constrangimento e nem faça ameaças ao consumidor.
Também é determinado que as ligações devem ser feitas sem exageros e em horário oportunos, como o horário comercial.
Estar a par dessas regras e segui-las é essencial, já que o não cumprimento pode gerar multas e até detenção.
3) Use linguagem impessoal e educada
Ao se deparar com valores não pagos pelos consumidores pode ser que você sinta uma revolta. No entanto, é importante ponderar e pensar estrategicamente na melhor maneira de lidar com isso.
Normalmente as causas para atraso e não pagamento costumam ser esquecimento ou impossibilidade. Portanto, o devedor também não deve estar se sentido na melhor posição.
Por isso, é fundamental se ater a uma linguagem impessoal e educada. Trate seu consumidor com gentileza e se mostre aberto para conversar sobre o assunto e resolver a questão
Exemplos de frases que podem ser usadas:
4) Saiba quais canais utilizar
Além de cobrar cliente educadamente, você também precisa saber por onde falar com eles. Com a internet surgiram novos canais que também podem ser usados para isso. E, para cada canal é preciso utilizar uma forma diferente de falar.
Ligação telefônica
Essa é a maneira mais comum de realizar cobranças, mas, o ideal é deixá-la como última opção. Caso você tente contato por outros canais e não tenha sucesso, vale a pena fazer uma ligação.
Na hora de falar com o consumidor use um tom de voz gentil e esteja aberto para ouvir o lado dele e propor uma solução que possa ajudá-lo.
O e-mail é um canal onde você tem mais espaço para além de relembrar o valor em aberto, fornecer mais informações e ainda oferecer opções de pagamento facilitado.
A linguagem deve ser impessoal e informativa, mas sem parecer ríspida.
SMS
Através de mensagens de celular é possível enviar pequenas mensagens, com linguagem direta. O ideal nesses casos é informar sobre o valor em aberto e convidar o cliente para entrar em contato.
O Whatsapp pode ser usado tanto como um SMS, como um e-mail e até como uma ligação telefônica. Isso depende de como o consumidor vai receber a mensagem
Tenha muita cautela ao entrar em contato com esse canal. Utilize a princípio como uma mensagem informativa e só desenvolva uma conversa sobre o assunto se o cliente se mostrar disponível. Lembre-se que esse é um canal que as pessoas utilizam para falar com amigos e familiares.
5) Tenha flexibilidade para negociar e facilitar o pagamento
Ao ouvir o que o seu freguês tem a dizer sobre o não pagamento de uma fatura você mostra empatia e cria um canal de comunicação. ter flexibilidade para negociar pode ser o melhor jeito de receber os valores devidos.
Em alguns casos pode ser que a extensão do prazo seja suficiente para receber o pagamento. Em outros, pode ser necessário oferecer descontos ou parcelar as dívidas em atraso.
Estar aberto para discutir sobre os valores e propor novas formas de pagamento pode resolver a situação com mais agilidade e menos dor de cabeça.
6) Use um sistema de Gestão de Cobrança
Como dissemos, atualmente existem diversas opções de sistemas de Gestão de Cobrança. E o melhor, eles costumam estar incluídos em algumas contas digitais, como é o caso da Conta Digital da Cora, por exemplo.
Com um sistema desse tipo é possível acompanhar todas as cobranças em aberto e os valores que precisam ser pagos.
Você também pode programar o envio automático de lembretes de pagamento para seus clientes. Assim é possível enviar essas mensagens antes do vencimento da fatura para evitar atrasos.
Saber como cobrar clientes é uma habilidade que pode ajudar na gestão financeira do seu negócio. Ter educação, flexibilidade e usar a tecnologia ao seu favor pode ajudar muito nessas situações.