Como aumentar a produtividade da sua equipe com o Endomarketing

Não adianta uma empresa de Laudo SPDA, por exemplo, olhar apenas para fora e se esquecer de seus colaboradores. Isso será prejudicial para os lucros, para a retenção de talentos e para todas as outras atividades.

 

Porém, muita gente não entende o endomarketing em sua totalidade. E foi por isso que criamos este guia, que levará você a ter outra visão e a gerir sua equipe de outra forma. Ficou curioso? Então, vem com a gente!

 

O que é Endomarketing?

 

O Endomarketing é um “Marketing Interno”, ou seja, através de uma série de ferramentas, favorece sensibilizar, informar e motivar os colaboradores da sua empresa.

 

Isso os incentivará a agir ou a realizar suas atividades de forma dinâmica e espetacular. A longo prazo, a marca sentirá o valor disso nos lucros. Mas como aumentar essa produtividade?

 

Seja claro com a equipe

 

Para ter sucesso na gestão de uma equipe, é necessário ter metas bem definidas, ou seja, deixar claro para os colaboradores os objetivos individuais e coletivos a serem alcançados.

 

Dessa forma, toda a equipe saberá quais tarefas priorizar e o gestor terá mais facilidade para avaliar o desempenho de cada uma delas. É como se trabalhassem com uma válvula de retenção e conseguissem fechá-la, exatamente quando detalhes negativos estivessem atrapalhando o funcionamento das coisas.

 

Crie uma rotina

 

A liberdade excessiva pode ser um fator negativo para a produtividade da equipe. Para evitar esse problema, defina uma rotina.

 

Ela deve demonstrar quais são os resultados esperados pela organização. Mas contrabalancear isso com alguma flexibilidade, para que os profissionais desempenhem suas tarefas da melhor maneira possível e sem tanto stress.

 

Esteja pronto para imprevistos

 

Seguir um plano é essencial para o gerenciamento remoto de equipes. Tenha um gestor que seja capaz de resolver os problemas prontamente, sem que afete o dia a dia da produção.

 

Quanto mais conseguirem ultrapassar a barreira dos imprevistos, mais chances terão de serem uma espécie de martelete demolidor da concorrência.

 

Tenha uma excelente comunicação interna

 

Os meios utilizados para comunicação entre os colaboradores da empresa, durante o trabalho remoto ou mesmo dentro da fábrica, precisam ser muito bem definidos para que não haja falhas, erros nas tarefas e até queda de produtividade.

 

É fundamental que todos saibam como entrar em contato com o gestor e também como documentar cada trabalho realizado por meio de ferramentas que facilitem a interação, como e-mail ou uma plataforma de comunicação instantânea.

 

Esteja sempre presente

 

Para comandar uma equipe com excelência, é preciso estar presente. Todos sabem onde encontrar a chefia? Esta pessoa atende ou responde as mensagens prontamente? Tudo isso facilitará o processo, a promoção e o alinhamento de estratégias.

 

Ponto Eletrônico dentro do Endomarketing

 

O controle e a assiduidade são necessários para garantir o cumprimento da legislação trabalhista em vigor. Além disso, o ponto eletrônico faz parte do escopo de ferramentas que tornam os processos mais simples e seguros, garantindo a dedicação da equipe e, assim, gerando resultados satisfatórios.

 

Gostou do nosso conteúdo? Deixe o seu comentário e compartilhe este post em suas suas redes sociais!

 

Não há quase nenhuma área em que a tecnologia digital não tenha impactado a minha vida.

Carlos Piva

Não há quase nenhuma área em que a tecnologia digital não tenha impactado a minha vida.