Como as tecnologias podem auxiliar as estratégias de marketing?

O conceito de marketing foi difundido em 1902 e se tornou extremamente popular entre as décadas de 60 e 70, muito graças a Philip Kotler, considerado por muitos como o “pai do marketing”. Sendo assim, desde que essa área passou a ser mais explorada, o seu sucesso foi praticamente instantâneo. 

Com o passar dos anos, a busca por novas estratégias e o sonho da excelência se tornou algo recorrente dentro do mundo do marketing, e várias ferramentas foram usadas no meio do caminho, quando ele se popularizou, a televisão, o rádio, outdoors, banners, jornais, entre outros, eram os meios mais comuns de comunicação para propagar o marketing. 

Mas nos dias de hoje, não adianta mais possuir um panfleto em cima de alguma tela fachadeira, com a chegada de novas tecnologias, esse mercado se modernizou, se adaptou, e utiliza o mundo digital para criar tendências totalmente diferentes das que viamos a 50 anos atrás.

No texto de hoje, nós vamos mostrar para você, como as tecnologias podem auxiliar as estratégias de marketing e agregar muito o cotidiano dessa área, confira!

Marketing digital

É simplesmente impossível associar o marketing com a tecnologia sem falar sobre o famoso marketing digital, essa que é considerada uma das áreas mais populares da comunicação na atualidade, o marketing digital reinventou por completo, tudo que era utilizado no marketing tradicional e trouxe para o mundo virtual. 

Ele nada mais é do que um um conjunto de estratégias aplicadas de forma exclusiva dentro do ambiente virtual para alcançar um determinado objetivo, para se ter uma noção do seu impacto, cerca de 94% das empresas brasileiras utilizam o marketing digital dentro de suas estratégias, sendo tão importante quanto as câmaras de refrigeração são para os frigoríficos. 

Ele é recomendado basicamente em todos os objetivos que seu negócio tiver, como a divulgação de produtos ou serviços, captação de novos clientes, criação de reconhecimento, autoridade para a marca e fidelização, podendo ser aplicado em canais diferentes como redes sociais e sites, e de formas diferentes, como através do Inbound Marketing, anúncios ou e-mail marketing.

Uso de dados nas estratégias de marketing

Vivemos em uma realidade cercada de dados e informações, cada usuário que entra em um novo site, faz seu cadastro em uma plataforma ou realiza uma compra online, acaba deixando “rastros” que podem ser muito bem utilizados dentro do marketing.

Através do Big Data, Google Analytics e do CRM, é possível coletar, tratar, analisar e usar esses dados a favor dentro das suas estratégias de marketing. Sabemos que essa é uma área que se baseia em achismos, feelings e suposições, mas que tal trabalhar com fator e ser mais assertivo?

Com os dados, é possível saber como chegar na pessoa certa, da maneira certa, montar um plano baseado em informações, e realizar todas as suas ações se guiando de forma exclusiva com os dados, tomando decisões de forma muito mais precisa, e impulsionando seus resultados de maneira eficaz.

Maior nível de divulgação e visibilidade

Se o marketing tradicional possuía problemas com alcance, podemos dizer que a tecnologia eliminou praticamente todos esses empecilhos, através da tecnologia, as empresas conseguiram um alcance muito maior tanto em termos de divulgação quanto em termos de visibilidade. 

Redes sociais, e-mail e sites, são ótimos exemplos de formas de alcançar o público de maneira muito mais eficiente, se antes você se limitava a mostrar seu compressor de ar pistão apenas as pessoas da região, agora é possível alcançar pessoas de todo o mundo, sem limitações de horário ou local. 

Melhoria no atendimento ao público

Outra forma da tecnologia auxiliar as estratégias de marketing é justamente através do atendimento, antigamente, as empresas tinham limitações para conversar com seu público, sem muitas interações se restringindo ao telemarketing e às propagandas. 

Com a tecnologia, as empresas agora podem falar mais e mostrar mais sobre as suas atividades, além de estreitar o seu relacionamento, conversando de forma direta e muito mais eficiente com o público, usando diversos canais diferentes, e formatos também diferentes. 

O que achou do texto de hoje? Curtiu saber mais sobre a interação do marketing com a tecnologia? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

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