Buzz Marketing: O que é? Como funciona?

Com o advento da internet, muitas coisas mudaram no marketing e, com elas, novas terminologias foram criadas. É o caso do Buzz Marketing, que nada mais é do que as “campanhas” boca a boca.

Por isso, se achou que isso havia entrado em desuso… repense seus conceitos. Até porque, ele pode ser uma espécie de tela fachadeira, que protegerá sua marca em períodos de menos possibilidade de investimentos em anúncios. Quer entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!

O que é buzz marketing?

Buzz marketing é uma técnica focada em maximizar o chamado marketing boca a boca. Ela pode estimular conversas entre familiares e amigos dos consumidores ou discussões em larga escala nas plataformas digitais. 

Ao falarem sobre seus produtos e serviços, as empresas que empregam o buzz marketing desejam aumentar a conscientização por meio de mais tráfego on-line e, consequentemente, gerar vendas e lucros.

Um exemplo disso seria o seguinte: se uma empresa de válvula de alívio promovesse suas grandes novidades por meio de um show ou apresentação. Desta forma, os consumidores poderiam experimentar e compartilhar suas experiências em conversas cotidianas ou online. 

O buzz marketing online é, em muitos casos, conduzido por “influenciadores”. Essas pessoas têm força entre seus seguidores e, por isso, poderão influenciar os fãs.

Suas opiniões são notadas com mais facilidade e podem ter um efeito positivo na conscientização e nas vendas do produto. Os profissionais de marketing reúnem esses influenciadores para criar buzz da marca. 

Como funciona o buzz marketing?

O componente principal do buzz marketing é, sem dúvidas, a rede social. Facebook, Instagram e Tik Tok são algumas das principais plataformas da atualidade, onde as empresas procuram manter uma presença. Usando esses e outros sites, as marcas podem fazer o seguinte:

  • interagir com os clientes;
  • receber feedback;
  • resolver problemas ou dúvidas;
  • promover produtos e serviços.

Cultivar um rico conjunto de conteúdo compartilhável (reels, imagens em formato carrossel e outros) e acumular muitos seguidores ajuda as empresas a obterem informações para clientes existentes e aqueles que têm potencial de fechar negócios futuros. 

Essas abordagens facilitam um diálogo em tempo real, onde as pessoas se sentem valorizadas e informadas.

Confira outras estratégias de buzz marketing

Se, atualmente, uma marca de pallet descartável conta com poucos seguidores e um buzz fraco, outras estratégias que ampliarão esses horizontes são:

  • Envolvimento com blogueiros, pois as empresas, geralmente, permitem que eles ou os outros meios de comunicação experimentem um produto antes de seu lançamento, em troca de uma menção;
  • Usando fóruns para promover conversas ou fornecer respostas a perguntas frequentes;
  • Criando comunidades em apps de bate papo e outros grupos. Um meio que funciona bem com essa estratégia é o podcast, pois inserem a voz da marca dentro de uma comunidade já integrada de seguidores que o acompanha.

Torne o buzz marketing um dos carros chefe de sua estratégia. E caso outros gestores e sócios não conheçam o conceito, liste os benefícios e apresente a eles.

O que achou do texto de hoje? Curtiu saber mais sobre o Buzz Marketing? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

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