Bandeira do Brasil

Bandeira do Brasil

Qual é o significado da Bandeira do Brasil?

A Bandeira do Brasil é basicamente um meme da identidade nacional do Brasil.

Como todas as bandeiras nacionais, é um símbolo visual rápido que deve ser entendido em segundos, mas de alguma forma define toda a nação. 

O Brasil é a maior nação da América do Sul e a única que foi quase totalmente definida pelo Império Português.

O Brasil tem uma história única e uma identidade nacional única.

E assim é a bandeira do Brasil, formalmente a “Bandeira do Brasil” na língua portuguesa que é realmente única e excepcional em suas cores verde, azul e amarelo.

O que está escrito na bandeira do brasil?

Significado da ordem e progresso

Lema da bandeira brasileira: “Ordem e Progresso”.

A ‘área’ verde da bandeira tem um losango amarelo no meio.

Ordem e Progresso

No centro deste losango amarelo está um círculo azul em forma de disco ou globo celestial representando um céu estrelado com 27 estrelas brancas de cinco pontas e uma faixa equatorial branca curva com seu lema nacional ” Ordem e Progresso ” inscritos nele.

Veja o vídeo abaixo para o Hino Nacional do Brasil com legenda.

O que significa “ordem e progresso” na bandeira brasileira?

O slogan ‘Ordem e Progresso’ é na verdade um lema bem conhecido do positivismo.

Foi mencionado em uma citação do filósofo francês Auguste Comte: “L’amour et l’ordre pour principio pour base; pour le progrès but ”(que em português significa“ Amor como princípio e ordem como base; progresso como objetivo ”).

As áreas de cor amarela e verde representam a dinastia Bragança-Habsburgo (Bragança-o primeiro imperador do Brasil, Habsburgo-sua esposa, a Imperatriz Maria Leopoldina) e tem sido, portanto, uma marca de identidade única da bandeira brasileira.

O amarelo também representa as reservas de ouro do país e o verde também simboliza a grande Floresta Amazônica, o Rio Panamá e a Mata Atlântica – todos eles incríveis paisagens tropicais.

O desenho atual da bandeira nacional foi oficialmente adotado pelo Brasil em 19 de novembro de 1889; substituindo a bandeira anterior do Império do Brasil, quatro dias após o Brasil se tornar uma república.

Marechal Deodoro da Fonseca, que foi o presidente provisório do Brasil encarregado de desenhar uma nova bandeira para a nova nação e a bandeira foi desenhada por Raimundo Teixeira Mendes com a ajuda de Manuel Pereira Reis, Miguel Lemos e Décio Villares.

O disco circular azul ou globo celeste representou o céu noturno do Rio de Janeiro quando se tornou uma república, até mesmo em termos do posicionamento individual das estrelas.

O que significam as cores da bandeira do brasil?

A cor verde representa a floresta tropical amazônica e a fauna e flora do Pantanal, e a floresta verde e selva ao longo da costa atlântica (Mata Atlântica).

A cor amarela representa a riqueza da nação, o solo rico do Brasil, o ouro e as reservas naturais.

Quantas estrelas tem a bandeira brasileira?

A Bandeira do Brasil possui  27 estrelas , representando todos os estados brasileiros e o Distrito Federal.

Essas estrelas na bandeira do Brasil formam uma constelação simbólica do hemisfério sul – o Cruzeiro do Sul com algumas outras constelações ao seu redor.

Veja o número (6) na foto acima, você pode ver claramente o Cruzeiro do Sul.

Anos após a proclamação da república, foi decidido que, como na bandeira dos Estados Unidos, as estrelas representariam os estados do Brasil.

Mas, ao contrário das estrelas na bandeira dos EUA , as estrelas na bandeira brasileira representam um estado particular, ou seja, cada uma das 27 estrelas representa um estado específico do Brasil mais uma para o Distrito Federal.

Lei nacional do Brasil número 5700 de 01 de setembro de 1971, descreve como a bandeira mostra as estrelas no céu vistas ao longe do Rio de Janeiro.

De fato, como 6 novos estados foram adicionados ao país, a bandeira nacional teve que ser revisada / redesenhada e a nova bandeira de 27 estrelas foi lançada em 1992 após seu ligeiro rearranjo de acordo com suas coordenadas astrológicas.

Na verdade, a bandeira foi modificada em 3 ocasiões diferentes para acrescentar estrelas adicionais para refletir os estados recém-criados – primeiro em 1960 (22 estrelas), depois em 1968 (23 estrelas) e por último em 1992 (27 estrelas).  

Na faixa equatorial branca o lema do slogan “Ordem e Progresso” está escrito em letras verdes.

As estrelas não são todas do mesmo tamanho, mas na verdade têm cinco tamanhos diferentes.

Na verdade, essas cores da bandeira brasileira não são declaradas em nenhum tipo de documento legal e, portanto, os designers são livres para usar cores que sejam próximas do original.

Existem várias regras e regulamentos ou você pode dizer poucos protocolos a respeito da bandeira brasileira emitida pela lei federal em 1 de setembro de 1971.

Essa bandeira nacional tem que ser sempre hasteada na Praça dos Três Poderes, praça de Brasília.

A bandeira nacional deve ser hasteada e baixada diariamente em cada um dos palácios presidenciais, Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal, Supremo Tribunal de Justiça, ministérios, sedes dos três poderes governamentais (legislativo, executivo e judiciário), missões diplomáticas, etc …

Quando uma bandeira não estiver mais em uso, ela deve ser enviada a uma instalação militar, para ser queimada durante uma cerimônia especial no dia 19 de novembro de cada ano, conhecida como Dia da Bandeira.

Sempre que um luto oficial for declarado pelo presidente brasileiro, a bandeira deve ser hasteada a meio mastro.

Em cada um desses casos, a bandeira, antes de ser baixada até a marca da metade, deve primeiro ser levantada até o topo do mastro.

Quando a bandeira de outro país deve ser hasteada ao lado do Brasil, ela deve ser posicionada do lado direito da bandeira do Brasil, a menos que a bandeira do outro país esteja em um consulado ou embaixada.

Além disso, quando as bandeiras de muitos países são hasteadas ou baixadas simultaneamente, a bandeira brasileira deve ser a primeira a chegar ao topo do mastro e a última a chegar ao fundo.

Há também um Hino para a Bandeira Nacional do Brasil, que é um hino dedicado à bandeira do país.

É realizado todos os anos em 19 de novembro (Dia da Bandeira).

Outros links:

O que é bullying?

O que é empatia?

Qual o significado da Bandeira do Brasil?