A importância da escrita persuasiva em anúncios para e-commerce

Ao atender clientes on-line, você pode facilmente esquecer que está lidando com seres humanos. Portanto, não deixe que os números o ceguem. Como proprietário de um e-commerce, sua escrita define como um cliente se sentirá e reagirá quando estiver escolhendo o que comprar. 

Você precisa fornecer informações persuasivas e ter uma abordagem que se alinhe com a necessidade e o ponto de vista do seu leitor. Como sua escrita persuasiva garantirá que seu argumento seja o único  e que tenha peso, não importa se esteja falando sobre conserto de bomba, carros ou qualquer outro assunto.

Você terá que se comunicar efetivamente para que eles vejam seu ponto de vista. Caso contrário, irão abandonar o carrinho e você perderá uma venda. A escrita persuasiva funciona para alterar percepções, implantando uma visão positiva do seu negócio e produtos.

Agora que explicamos melhor sobre a importância deste conceito, confira como empregá-las no dia a dia.

Pratique a repetição para tornar suas afirmações coerentes

Comparativamente, essa dica será como um transformador de torque para seu e-commerce, ou seja, a repetição na escrita torna as informações mais facilmente lembradas e cria familiaridade. Isso promove atração.

Sem contar que gera um argumento mais convincente, criando um impacto considerável. O primeiro passo para usar a repetição por escrito é determinar o maior benefício da sua marca ou produto.

Você precisará conhecer o ponto de contato que oferece uma vantagem ou solução para seus leitores. Em seguida, exponha um argumento sobre como isso irá melhorar suas vidas. 

O próximo passo é repetir esse benefício de três a cinco vezes ao escrever seu conteúdo. garanta a consistência para criar confiança.

Transforme o ponto negativo em positivo (isso é possível)

Os vendedores, muitas vezes, são tentados a elaborar aspectos positivos de sua marca. Eles geralmente fazem parecer que as falhas simplesmente não existem. Em vez de ser persuadido, seu cliente provavelmente pensará: ‘Isso é bom demais para ser verdade’.

Um estudo recente examinou como você pode aproveitar a falha de um produto para transformar o positivo em negativo.

De acordo com o chamado ‘efeito mancha’, uma pequena dose de informação negativa em um contexto positivo tem um impacto positivo. O argumento é que você criará confiança mostrando abertura e dando respostas para algo que poderia ser problemático.

Ao aplicar essa técnica de escrita persuasiva a um e-commerce, não tenha medo de dar ao seu produto uma descrição brilhante. Mas depois mencione que você só tem duas cores disponíveis. 

Use o Efeito do Progresso Dotado para Fidelizar o Cliente

O efeito do progresso dotado é quando as pessoas são mais propensas a persistir e alcançar seus objetivos devido a recompensas discretas. É como um processo de instalação de sensor de temperatura e umidade, que ninguém vê, mas é fundamental para o funcionamento das máquinas.

O gestor pode utilizar cartões de fidelidade e outros programas para gerar novas compras e, consequentemente, a retenção do cliente.

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais

Não há quase nenhuma área em que a tecnologia digital não tenha impactado a minha vida.

Carlos Piva

Não há quase nenhuma área em que a tecnologia digital não tenha impactado a minha vida.