7 dicas para melhorar o atendimento digital
A transformação digital em curso tem impactado em como as empresas se relacionam com os seus clientes e também na quantidade de canais. Uma empresa especializada em toldo articulado, por exemplo, pode adotar diferentes canais virtuais, como:
- Chats no site;
- WhatsApp;
- E-mail.
A incorporação desses e outros canais digitais tem sido cada vez mais intensa e importante. Nos próximos, entenda as razões da relevância e dicas para ter um atendimento digital de alta qualidade.
Importância dos canais digitais de atendimento
Assim como o atendimento presencial faz diferença na venda do produto, seja ele um item comum ou mais específico, como equipamentos de oxigênio medicinal, o atendimento virtual também faz, uma vez que proporciona um contato direto com o consumidor.
Ou seja, por meio de canais como chats online, WhatsApp, e-mail, entre outros, a empresa pode esclarecer dúvidas, oferecer suporte para uso de determinada solução, solucionar problemas e muito mais, sem que haja necessidade de telefonar ou mesmo ir à empresa. Isso gera praticidade e comodidade.
Além disso, melhora a imagem da organização, no qual é demonstrado o interesse da organização em disponibilizar um atendimento mais amplo e preciso.
No entanto, do mesmo modo que o presencial, é necessário que esse contato seja altamente eficiente para não minar a relação com o consumidor. Para que isso não aconteça, veja 7 dicas que vão aprimorar o atendimento.
7 dicas para ter um atendimento digital de alta qualidade
- Treine as equipes de atendimento: da mesma forma que é preciso treinar equipes de vendas, é importante capacitar os times de atendimento de canais digitais, pois é indispensável que haja amplo conhecimento sobre o produto para no caso de um cliente perguntar sobre um produto em especial, como uma luva de vaqueta, por exemplo, ela possa ter as informações que precisa.
- Foque na gentileza: um atendimento gentil e prestativo é base para atingir alta qualidade. Quanto mais humanizado o atendimento, melhor a experiência do cliente, o que leva a sua fidelização.
- Sempre responda com prontidão: o cliente quando acessa os canais de atendimento digitais espera agilidade. Portanto, o tempo de resposta às questões deve ser rápido. Recomenda-se no máximo 24 horas para responder.
- Aposte na personalização: além da gentileza no contato, o que faz um atendimento ser eficiente é que ele seja personalizado. Por isso, evite respostas automáticas em demasia.
- Identifique as necessidades dos clientes: o profundo conhecimento das necessidades do consumidor é outra questão essencial para ter um atendimento virtual verdadeiramente enquanto o cliente e fazer com que ele permaneça em contato com a empresa.
- Adote soluções tecnológicas: plataformas de CRM são excelentes recursos que ajudam a aprimorar constantemente o atendimento aos cliente, uma vez que é possível entender melhor o comportamento de cada consumidor.
- Estimule feedbacks: outra maneira eficaz de compreender o consumidor é estimular os feedbacks, que mostram a percepção do cliente sobre os produtos, serviços e atendimento.
Essas foram as nossas 7 dicas para melhorar o atendimento digital, que se tornou fundamental para empresas dos mais variados segmentos. Se gostou aproveite para compartilhar o artigo nas suas redes e siga para ver mais artigos.
Recomendado Para Você