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A transformação digital em curso tem impactado em como as empresas se relacionam com os seus clientes e também na quantidade de canais. Uma empresa especializada em toldo articulado, por exemplo, pode adotar diferentes canais virtuais, como:

  • Chats no site;
  • WhatsApp;
  • E-mail.

A incorporação desses e outros canais digitais tem sido cada vez mais intensa e importante. Nos próximos, entenda as razões da relevância e dicas para ter um atendimento digital de alta qualidade.

Importância dos canais digitais de atendimento

Assim como o atendimento presencial faz diferença na venda do produto, seja ele um item comum ou mais específico, como equipamentos de oxigênio medicinal, o atendimento virtual também faz, uma vez que proporciona um contato direto com o consumidor.

Ou seja, por meio de canais como chats online, WhatsApp, e-mail, entre outros, a empresa pode esclarecer dúvidas, oferecer suporte para uso de determinada solução, solucionar problemas e muito mais, sem que haja necessidade de telefonar ou mesmo ir à empresa. Isso gera praticidade e comodidade.

Além disso, melhora a imagem da organização, no qual é demonstrado o interesse da organização em disponibilizar um atendimento mais amplo e preciso. 

No entanto, do mesmo modo que o presencial, é necessário que esse contato seja altamente eficiente para não minar a relação com o consumidor. Para que isso não aconteça, veja 7 dicas que vão aprimorar o atendimento.

7 dicas para ter um atendimento digital de alta qualidade

  1. Treine as equipes de atendimento: da mesma forma que é preciso treinar equipes de vendas, é importante capacitar os times de atendimento de canais digitais, pois é indispensável que haja amplo conhecimento sobre o produto para no caso de um cliente perguntar sobre um produto em especial, como uma luva de vaqueta, por exemplo, ela possa ter as informações que precisa.
  1. Foque na gentileza: um atendimento gentil e prestativo é base para atingir alta qualidade. Quanto mais humanizado o atendimento, melhor a experiência do cliente, o que leva a sua fidelização.
  1. Sempre responda com prontidão: o cliente quando acessa os canais de atendimento digitais espera agilidade. Portanto, o tempo de resposta às questões deve ser rápido. Recomenda-se no máximo 24 horas para responder.
  1. Aposte na personalização: além da gentileza no contato, o que faz um atendimento ser eficiente é que ele seja personalizado. Por isso, evite respostas automáticas em demasia.
  1. Identifique as necessidades dos clientes: o profundo conhecimento das necessidades do consumidor é outra questão essencial para ter um atendimento virtual verdadeiramente enquanto o cliente e fazer com que ele permaneça em contato com a empresa.
  1. Adote soluções tecnológicas: plataformas de CRM são excelentes recursos que ajudam a aprimorar constantemente o atendimento aos cliente, uma vez que é possível entender melhor o comportamento de cada consumidor.
  1. Estimule feedbacks: outra maneira eficaz de compreender o consumidor é estimular os feedbacks, que mostram a percepção do cliente sobre os produtos, serviços e atendimento.

Essas foram as nossas 7 dicas para melhorar o atendimento digital, que se tornou fundamental para empresas dos mais variados segmentos.  Se gostou aproveite para compartilhar o artigo nas suas redes e siga para ver mais artigos.

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