6 dicas para vender pelo instagram

O instagram é uma das redes sociais mais famosas do mundo com cerca de 1,478 bilhão de usuários ativos, sendo que mais de 500 milhões acessam a plataforma diariamente, fazendo com que o insta seja a terceira rede social mais acessada no mundo inteiro, sendo que no Brasil, são mais de 100 milhões de usuários, ou seja, cerca de 47% de toda a população possui um perfil na plataforma. 

Toda essa popularidade, faz com que essa rede social faça um enorme sucesso com o público, tendo uma variedade enorme de conteúdos para serem consumidos em diferentes formatos, como stories, feeds e vídeos, mas além do entretenimento, comunicação e informação o instagram pode ser um ótimo ponto de vendas. 

É possível vender diversos produtos como escova de nylon, por exemplo, pela plataforma, pensando nisso, separamos 6 dicas que vão te ajudar a vender pelo instagram, preparado? Então vamos lá!

  1.  Tenha um perfil comercial e capriche na sua bio e na sua foto

O primeiro passo para conseguir vender no instagram é justamente ter um perfil comercial exclusivo para executar essa função, se você ainda não possui uma página só da sua empresa, crie uma de forma imediata. 

Capriche na sua foto, buscando trazer o logo da sua marca, monte um post de apresentação contando mais sobre a sua história e quais produtos você vende e por fim, tenha uma bio que seja consistente e apresenta bem a mensagem que você quer passar, seja direto, resuma suas atividades e busque por assertividade, uma boa bio é a chave para que as pessoas conheçam melhor sobre o seu negócio de forma resumida e atrativa. 

  1.  Descubra quem é seu público-alvo e quem são seus seguidores

Descobrir mais sobre seu público é uma tarefa primordial se você trabalha com vendas, e é claro que isso se aplica também no instagram, faça uma pesquisa de mercado e procure conhecer quais são as características das pessoas que efetuam a compra do seu detergente concentrado, por exemplo. 

Sabendo melhor sobre seus gostos, preferências e atividades, é muito mais fácil de alcançar e se comunicar com seu público de forma mais efetiva, além de saber como direcionar seus esforços e a maneira de chegar até o seu objetivo principal. 

  1. Procure por conteúdos e publicações de qualidade

As redes sociais ganham um enorme destaque devido a seus conteúdos e publicações, e é claro que, se você quiser vender mais pelo instagram, é fundamental procurar e produzir conteúdos de alta qualidade. 

Veja o que seus concorrentes estão fazendo e traga alguns vídeos ou textos com imagens, retratando algumas dicas, mostrando produtos e falando mais sobre o seu segmento e onde você atua. Quanto mais conteúdo você criar, mais vendas você conseguirá ter. 

  1. Faça um planejamento detalhado de postagens

Depois de já ter uma noção sobre o tipo de conteúdo produzido, é fundamental montar um cronograma de postagens, através dele, você mantém seu instagram sempre atualizado e vai fornecendo conteúdo novo para que seu público possa sempre estar informado e consumir aquilo que você publica.

Manter um planejamento de conteúdos faz com que seu público fique sempre informado e que você consiga atrair mais pessoas, nutrindo aqueles que já fazem parte do seu negócio e gerando novas oportunidades para aqueles que ainda não conhecem sobre sua página. 

  1. Interaja com seu público e gere engajamento com enquetes

O instagram é, sem dúvidas, a melhor rede sociais para gerar engajamento e interação entre uma empresa e seu público, através dele, você pode criar enquetes, caixinhas de perguntas, e trazer opções para que as pessoas escolham por exemplo, qual a melhor bomba centrífuga que você vende. 

Isso faz com que você entenda melhor sobre o público e o que eles querem, e também aumenta a sua popularidade e consequentemente, faz você vender mais. Quanto mais interativo você for, mais as pessoas irão se identificar e querer consumir os produtos de sua empresa. 

  1. Utilize o Instagram ads e publique links patrocinados

Por fim, além de todas as formas orgânicas que separamos acima, o instagram ainda fornece que você consiga vender mais com anúncios pagos, utilizando links patrocinados. Você pode criar um anúncio em formato de vídeo ou imagem com texto por exemplo, mostrando diretamente seus produtos ou levando as pessoas até sua página no instagram. 

Fazendo com que aumente a sua popularidade e novas pessoas comecem a ser atraídas até o seu negócio, consequentemente, gerando um número muito maior de vendas, vale a pena investir em anúncios pagos dentro do instagram. 
Agora conte para gente nos comentários, você  vende ou já vendeu algum produto pelo instagram? Acredita que a plataforma é uma das melhores redes sociais quando se trata de vendas? Deixe sua opinião abaixo e não se esqueça de compartilhar caso tenha curtido o texto, até a próxima!

+ posts