5 dicas para otimização de tarefas

Você sente que seu dia não está rendendo tanto quanto gostaria? Talvez, 24 horas seja pouco para realizar todas as atividades que você deseja, mas calma, não é preciso realizar nenhuma loucura abdicando do sono ou do seu lazer para que o dia renda mais.

 

Muitas vezes, você pode ficar empacado em algumas tarefas, sejam elas profissionais, dentro da sua empresa de câmaras de refrigeração ou pessoais, como em um estudo para faculdade ou alguma obrigação doméstica. 

 

Independente de qual for a sua dificuldade, pode ter certeza que, realizar as tarefas da maneira correta, pode fazer com que você ganhe tempo e consiga realizar seus processos de forma muito mais eficiente e com alto grau de aprovação. 

 

Pensando nisso, no texto de hoje resolvemos separar 5 dicas para otimização de tarefas, que tal fazer suas atividades de maneira muito mais prática e eficiente? Quer saber como? Então confira abaixo!

1 – Mapeie e liste todas as suas tarefas cotidianas

Se você quer deixar todas as suas tarefas otimizadas, é preciso que você saiba exatamente quais são elas, para isso, é necessário mapear e pesquisar todas as suas atividades cotidianas. 

 

Monte uma lista com cada uma de suas tarefas que você realiza durante o dia, seja específico separando as profissionais e as pessoais, não se esqueça de nenhuma delas, nem mesmo as mais simples como a troca de uma válvula de segurança. 

2 – Elenque por ordem de prioridade, e separe individualmente, um tempo para cada uma delas

Após fazer um mapeamento completo de todas as suas tarefas, é hora de elencá-las de acordo com sua importância, coloque as prioridades sempre no topo, dessa forma, você consegue visualizar melhor suas obrigações cotidianas e até mesmo semanais. 

 

Depois, separe de forma individual um tempo para cada uma delas, a otimização de tarefas passa muito pela maneira que você as executa, ou seja, realizar a multitarefas pode trazer um trabalho mal feito atrelado a um grande desperdício de tempo. 

 

Procure estipular uma média que cada uma leva de acordo com sua dificuldade e não se esqueça, de maneira sempre individual, sem misturar atividades. 

3 – Mantenha o foco em sua execução e utilize o pomodoro

As duas primeiras dicas foram focadas no planejamento das tarefas, agora, vamos falar sobre a execução delas, para que você consiga ser eficiente, recomendamos manter o foco durante toda a sua execução, como citamos acima, cada atividade deve ser feita de forma individual, e quanto mais você estiver concentrado, com mais qualidade, produtividade e em um menor tempo você consegue fazer a tarefa selecionada.

 

Utilize a técnica pomodoro para te auxiliar durante sua jornada, esse conceito consiste em separar um cronômetro e focar em uma tarefa durante 25 minutos, evitando ao máximo qualquer tipo de distração.

 

Assim que acabar esse tempo inicial, são 5 minutos de descanso, e mais 25 minutos de foco, são 4 ciclos dessa forma, no final do último, uma pausa de 25 até 30 minutos e depois o cronômetro é resetado. Essa é uma das melhores técnicas para você focar nas suas tarefas e realizá-las com eficiência. 

4 – Use a tecnologia ao seu favor

Vivemos em um mundo rodeado de tecnologias, todo lugar que vamos ou olhamos temos algum recurso para ser utilizado, e é claro que esse pode ser um grande trunfo para otimizar as tarefas na sua empresa de projeto de incêndio

 

Com a tecnologia, você pode ter uma comunicação mais assertiva, o que facilita em tarefas conjuntas, pode usar a internet para pesquisas e auxílios durante sua execução, softwares podem apontar falhas e te ajudar na realização das atividades. 

 

Até mesmo a implementação de dados podem guiar e facilitar suas decisões, e a Inteligência Artificial pode automatizar tarefas manuais mais repetitivas. 

 

A tecnologia é um prato cheio para qualquer pessoa que quer ver suas atividades muito mais otimizadas e ter todas as suas tarefas terminadas com extrema maestria e praticidade. 

5 – Delegue tarefas e divida o que for mais difícil

Por fim, muitas vezes a divisão pode ser um ponto chave para que você alcance o sucesso, muitas tarefas são mais complicadas e exigem mais de cada pessoa, dessa forma, que tal delegar e dividir suas atividades?

 

Não tenha vergonha de pedir ajuda caso necessário, principalmente em tarefas mais complicadas e que pedem uma interação coletiva maior, isso pode otimizar o trabalho trazendo um novo ponto de vista sobre determinada situação. 

 

O que achou do texto de hoje? Curtiu as dicas para a otimização de tarefas? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

+ posts