5 dicas para começar um blog

Você sabia que existem mais de 112 milhões de blogs espalhados pela web? De acordo com o estudo do State of Blogosphere, são criados em média, 120 mil novos blogs todos os dias, no Brasil são mais de 10 milhões de sites registrados, entre esses, mais de 55% são justamente blogs. 

Com tantos números positivos, a importância do blog fica cada vez mais explícita, certo? Afinal, ele é considerado como a grande porta de entrada para grande parte das pessoas, seja em termos profissionais ou pessoais. Se você quer marcar sua presença online, o blog é sem dúvidas, uma das melhores formas de fazer isso. 

Se você ainda não possui o seu próprio blog, saiba que está perdendo uma grande oportunidade de negócios, construir essa sua página na web é tão importante quanto excluir os aditivos químicos da sua rotina alimentar. 

Mas se você até pensa em ter sua própria página e não sabe como começar, fique tranquilo, no texto de hoje, separamos 5 dicas para você dar o ponto de partida no seu próprio blog, bora conferir? Vamos lá!

1. Monte um planejamento completo e entenda os motivos do seu blog existir

Para você começar um blog é preciso montar toda a sua estrutura, então, é necessário criar um planejamento, comece pensando na parte técnica, no seu design, nome, disposição dos elementos, programação caso tenha necessidade, temas abordados, entre outros detalhes mais estruturais. 

Depois, defina qual é o objetivo do seu blog, o que você quer alcançar com ele? Deseja aumentar sua visibilidade? Interagir com o público? Ganhar autoridade? Reconhecimento da marca? Fazer marketing de conteúdo? Agregar informações? Enfim, existem inúmeras razões para um blog ser criado, e alinhar os seus desejos ajuda a entender melhor, como ele será conduzido de forma geral. 

2. Saiba exatamente quem vai ler o seu conteúdo

Com toda a teoria definida, é preciso responder uma pergunta crucial, afinal, quem são as pessoas que vão consumir o seu conteúdo? Cada blog possui o seu próprio público, uma página que produz conteúdos falando sobre um multiplicador de torque, provavelmente vai ter um perfil de visitante diferente de um blog que fala sobre dicas de maquiagem. 

Sendo assim, é preciso entender quem são as pessoas que consomem o seu conteúdo, a partir do momento que você define e compreende esse perfil, fica muito mais fácil de encontrar pautas, criar um planejamento de conteúdos, definir a forma como você irá escrever, e outros fatores que são cruciais durante toda a sua jornada. 

3. É preciso ter tempo e dedicação

Uma coisa que você deve ter em mente na hora de começar seu blog é que você vai precisar de dois fatores básicos: tempo e dedicação. Você não pode apenas se preocupar com a criação da página e esperar os resultados chegarem, é preciso procurar pautas, planejar conteúdos, escrevê-los, procurar imagens, vídeos e outros formatos, reescrevê-los, postar, acompanhar as postagens, responder comentários, divulgar  entre outras atividades. 

Sendo assim, um blog vai demandar uma boa parte do seu tempo e é claro da sua dedicação, você precisa ter a convicção de que realmente deseja seguir adiante antes de dar o seu passo inicial, caso queira, você também pode solicitar ajuda, contratando freelancers para produzir conteúdo, porém, será necessário investir dinheiro. De qualquer forma, o blog vai precisar de você para que seja funcional e alcance o sucesso. 

4. Monte um cronograma completo de postagens

Após entender que é necessário tempo e dedicação, encontrar o seu leitor ideal, e ter todo o planejamento estrutural e ideológico completo, é hora de montar um cronograma de postagens, qual o tipo de conteúdo que você deseja postar no seu blog? Quais os temas, pautas, e até mesmo estilos que deseja replicar?

É preciso pensar em temas que correspondam e cumpram seus objetivos e aquilo que você busca para o seu blog, além é claro, de atender as necessidades do perfil dos seus consumidores. Se você fala sobre a área da saúde em geral, o que seria um bom tema, mostrar as diferenças entre as balanças como a balança industrial? Ou algo mais profundo como o surgimento, desenvolvimento e impactos da COVID-19?

Procure temas diversificados que representem bem a mensagem que quer passar, monte um cronograma completo de postagens com pelo menos, cerca de 3 até 5 por semana, mantenha tudo funcionando de forma periódica e com uma alta qualidade. 

5. Invista na promoção orgânica do seu blog

No começo, seu blog pode ter um pouco de dificuldade para se destacar dos demais, mas para suprir isso, uma das nossas dicas é investir na promoção orgânica dele, primeiro, utilize estratégias de SEO dentro do seu próprio conteúdo, como palavras-chave, links internos e externos, títulos e subtítulos, entre outros, isso vai te ajudar a ter um melhor ranqueamento dentro do Google. 

Depois, realize a divulgação do blog nas suas próprias redes sociais ou no seu site, compartilhe com seus amigos e familiares, ou até mesmo na página da sua empresa, isso vai ajudar no tráfego inicial, fazendo uma promoção orgânica e que pode ser eficaz para o seu negócio. 

Agora conte para a gente nos comentários abaixo, qual a sua opinião sobre o texto de hoje? Preparado para criar o seu próprio blog? Não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do texto, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Não há quase nenhuma área em que a tecnologia digital não tenha impactado a minha vida.

Carlos Piva

Não há quase nenhuma área em que a tecnologia digital não tenha impactado a minha vida.