5 coisas sobre o autoatendimento que ninguém te conta

Um dos mitos comuns associados ao autoatendimento é que ele reduz o número de chamadas que chegam até você. Na realidade, embora a inserção desta ferramenta possa diminuir os volumes de chamadas a longo prazo, ela vai além. 

Imagine que você é gerente de um banco. Como a maioria dessas instituições, a marca fornece serviços bancários pela Internet de autoatendimento para seus clientes. Se ocorrer um problema, eles ligarão para obter respostas de especialistas. Isso acenderá uma espécie de letreiro de led, colocando-o à frente da concorrência. Quer entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!

O que é autoatendimento ao cliente?

O autoatendimento ao cliente é qualquer atividade em que a pessoa interessada realiza em seu próprio nome, sem a assistência da equipe da empresa. O termo se aplica a uma ampla gama de atividades (desde clientes escolhendo seus próprios alimentos via app até pesquisando em uma central on-line para obter respostas para suas perguntas).

As empresas, nos dias de hoje, visam se aproximar de grandes bases de clientes, com equipes relativamente pequenas, além de portais, bases de conhecimento e outras ferramentas. Ou seja, isso é tão imprescindível quanto uma mangueira de incêndio para o corpo de bombeiros.

Coisas sobre o autoatendimento que ninguém te conta

O autoatendimento do cliente oferece uma variedade de benefícios para todos, clientes, empresas e equipes de suporte. E existem várias coisas que ninguém te conta, mas que serão de extremo valor a curto e médio prazo.

  • 1- A experiência do cliente será elevada: pesquisas mostram que as pessoas, geralmente, preferem responder suas próprias perguntas sem precisar entrar em contato com o suporte: Em todos os setores, 81% de todos os clientes tentam resolver os problemas sozinhos antes de entrar em contato com um representante;
  • 2- Você verá um aumento das vendas: muitos clientes abandonarão uma transação em vez de enfrentar o momento e o resultado incertos de abrir uma solicitação de atendimento ao cliente: 53% dos clientes online, provavelmente, abandonarão sua compra se não encontrarem uma resposta rápida para sua pergunta;
  • 3- Os custos de suporte serão mais baixos: o autoatendimento possibilita ajudar um grande número de clientes a um custo significativamente menor;
  • 4- Maior disponibilidade de suporte: embora você possa fornecer suporte humano apenas em determinados dias da semana (por algumas horas do dia), as ferramentas podem disponibilizar suporte para seus clientes todos os dias;
  • 5- Equipe de suporte mais feliz e produtiva: o autoatendimento reduz o número de perguntas repetitivas em sua lista de prioridades, o que torna o trabalho de suporte mais envolvente e libera os agentes para lidar com solicitações mais complexas.

No fim das contas, os clientes não precisarão apenas fazer orações com suas fitas do bonfim, mas terão uma somatória de auxílios para tirar suas dúvidas e resolver qualquer outro tipo de problema que aparecer em seu caminho.

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Não há quase nenhuma área em que a tecnologia digital não tenha impactado a minha vida.

Carlos Piva

Não há quase nenhuma área em que a tecnologia digital não tenha impactado a minha vida.