Filosofia: principais pensadores e suas teorias

A filosofia antiga abrange o período em que a atividade filosófica se concentrava principalmente na Grécia. Ali viviam filósofos gregos, desde meados do século VIII a.C., em busca constante de sabedoria. 

Essa filosofia surgiu da necessidade que os filósofos da época tinham de explicar o mundo real com base na razão e não em mitos. Os fenômenos naturais, a existência humana e a racionalidade não podiam ser satisfatoriamente explicadas pela religião, o que fez com que esses pensadores procurassem outra saída.

Vejamos, a seguir, quem foram os principais pensadores da filosofia e quais foram suas ideias mais proeminentes e impactantes.

Tales de Mileto

Tales de Mileto foi um filósofo, matemático e astrônomo grego, considerado o primeiro filósofo da tradição ocidental. Assim como outros pensadores do período pré-socrático, Tales buscou entender a verdadeira origem do Universo, refutando a mitologia grega, que apresentava narrativas fantasiosas sobre o tema. 

Ele era monista, ou seja, acreditava que tudo dependia de uma manutenção hidráulica, ou em outras palavras, acreditava que tudo era feito de água. Assim, toda a vida teria surgido dela, embora seus discípulos divergem sobre se esse corpo era a natureza essencial e onipresente

Teoria do magnetismo

Tales foi responsável pelo nascimento de uma nova era intelectual, onde o ser humano passou a buscar e compreender o mundo além das explicações religiosas, alcançando, sobretudo, um grande avanço científico e tecnológico. Você provavelmente já ouviu falar sobre magnetismo, ou até mesmo imã de ferrite. No entanto, você sabe quando eles foram descobertos e quem foi o responsável por isso? 

O magnetismo foi descoberto na Grécia antiga, na cidade de Magnésia. Os primeiros estudos foram feitos no século VI (antes de Cristo) por Tales de Mileto, que observou a capacidade que algumas pedras de atraírem umas às outras e também ao ferro.

Platão

Platão foi discípulo de Sócrates e um dos filósofos mais importantes da Grécia Antiga. No período antropológico, que se iniciou com as ideias socráticas, Platão destacou-se por ter lançado sua teoria idealista e por ter escrito a maior parte dos textos hoje conhecidos sobre Sócrates.

Mito da Caverna 

Na obra, Platão cria um diálogo para ilustrar vários aspectos de seu pensamento. Assim, ele convida seu leitor a imaginar uma caverna na qual existem várias pessoas amarradas a estruturas metálicas desde a infância, que não conseguem ver nada além do fundo dessa caverna. Eles são incapazes de se virar e olhar para a saída e ver a luz do dia e as coisas que existem lá fora.

Para ele, a caverna simboliza o mundo onde vivem todos os seres humanos. As sombras projetadas nela representam a falsidade dos sentidos, enquanto as correntes significam os preconceitos e opiniões que aprisionam os seres humanos à ignorância e ao bom senso.

Descartes

O filósofo René Descartes (1596–1650) é conhecido como o “pai da filosofia moderna”. É com Descartes que o pensamento racional atinge o patamar de superioridades a outras formas de compreensão e assim inaugura a corrente do racionalismo.

Método cartesiano

O método cartesiano consiste em quatro regras: evidência, análise, ordem e enumeração. Esses princípios são baseados no conhecimento matemático, dominado pela razão e não pelos sentidos. Assim, o filósofo afirma que é possível chegar a uma verdade que não seja passível de dúvida.

Como vimos, esses preceitos representam um marco na filosofia moderna, pois consiste em duvidar de tudo que se apresente a nós através dos sentidos. Isso significa duvidar até do próprio corpo, visto que as sensações facilmente nos enganam e somente pelo método 

racional é possível acessar a verdade.

Esses foram alguns dos principais filósofos da história e suas teorias mais importantes para a compreensão do conhecimento universal. Continue nos acompanhando para ler mais conteúdos como este!

Não há quase nenhuma área em que a tecnologia digital não tenha impactado a minha vida.

Carlos Piva

Não há quase nenhuma área em que a tecnologia digital não tenha impactado a minha vida.