Livre SP

Tecnologia, Ciência, Internet, Filosofia, Siglas, Sonhos

Aprender um ofício ou obter um diploma é essencial, mas geralmente não é suficiente para um sucesso total. Para essa conquista a longo prazo, seja em trabalhos home office ou em uma empresa de disco abrasivo, você também precisa desenvolver habilidades sociais.

O desenvolvimento dessas soft skills é algo valioso se deseja melhorar sua eficácia geral na vida e nos negócios. Ficou interessado sobre o tema? Então, vem com a gente!

O que são Soft Skills?

As soft skills são habilidades e atributos que tornam uma pessoa eficaz com outros colegas dentro de seu emprego. Esse conceito nem sempre é ensinado diretamente na sala de aula, mas podem ser aprendidas e melhoradas ao longo do tempo. 

Elas podem ser mais identificadas como habilidades profissionais transferíveis porque são necessárias em todos os setores e em todos os níveis. Portanto, se passar pela sua cabeça que um profissional que faz conserto de portão automático não deve ter as soft skills, está redondamente enganado.

Como desenvolvê-las?

Todos nós podemos crescer em termos de soft skills. Eventualmente encontramos situações que mostram a necessidade de mais – desde que estejamos em sintonia para perceber. Perguntas sobre como desenvolvê-las são o próximo passo natural.

O passo a passo disso segue abaixo!

Priorize quais habilidades desenvolver

Cada indivíduo tem uma mistura única de pontos fortes e fracos. Você é, naturalmente, mais forte em algumas áreas de soft skills do que em outras. Então, o primeiro passo para aprender isso é priorizá-las.

Reserve algum tempo para analisar o que considera como suas áreas de força e outras que gostaria de melhorar. Compare esta lista com as habilidades mais necessárias para sua carreira específica e parta para cima!

Peça feedback

Nem sempre podemos julgar a nós mesmos. Neste momento, é uma ótima ideia pedir feedback a amigos ou mentores confiáveis ​​sobre seus pontos fortes e fracos em suas habilidades pessoais. 

Formule sua própria lista. Mas aconselhar-se com aqueles que o conhecem bem, fornecerá uma sólida perspectiva externa.

Saia da sua zona de conforto

A maioria de nós tende a exibir soft skills mais fortes quando estamos confortáveis. Por exemplo, somos mais perceptivos (para não mencionar confiantes) em torno de amigos próximos do que em um ambiente de negócios.

Portanto, para trabalhar essas habilidades interpessoais de maneira eficaz, saia da sua zona de conforto e entre em um ambiente para o qual não se sinta tão ‘natural’. Se é mais introvertido, pode se inscrever em uma atividade em grupo, por exemplo.

Autorreflexão

A autorreflexão é uma prática benéfica para quase todos. Com muita frequência, passamos de uma tarefa relacionada a blister embalagem ou reunião para outra sem pensar muito. Mas sempre que possível, programe alguns períodos curtos para respirar e pensar ao longo do dia.

Pense nas situações em que não obteve a resposta que esperava. Pense no que você disse, como disse e até mesmo como se posicionou neste episódio.

Poderá encontrar algumas observações surpreendentes sobre seu comportamento nesses momentos, e isso pode ajudá-lo a melhorar suas habilidades sociais ao longo do tempo.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

+ posts