Computador: Como prolongar a vida útil de com 4 dicas

Veja como aumentar a vida útil do seu computador

É impossível negar que os computadores são essenciais para garantir as rotinas de trabalho e de estudo. Mas, como é possível aumentar a vida útil do computador, garantindo sua eficiência no processamento de forma durável?

Na sociedade atual é importante reconhecer que os computadores se tornaram peças essenciais para o desenvolvimento de atividades do trabalho, estudo e, até mesmo, para o lazer. 

Contudo, é importante considerar que os computadores são máquinas que precisam de cuidados para durarem mais. 

Infelizmente, existem alguns hábitos que são considerados ruins para a vida útil de computadores e de notebooks.

Inclusive, provavelmente você já realizou algum deles, como trabalhar apoiando o notebook no colo ou no cobertor. 

Ações como essa podem obstruir as saídas de ar, fazendo com que a máquina fique superaquecida, o que prejudica seu funcionamento e enfraquece o equipamento a longo prazo. Isso piora o uso do computador, em curto ou longo prazo. 

Além disso, pode causar lentidão na realização de atividades, seja na criação de um projeto arquitetônico 3D ou, até mesmo, para enviar um simples email. 

Dessa forma, traremos dicas importantes para aumentar a vida útil do seu computador e evitar práticas que possam prejudicar o uso do equipamento, acompanhe a seguir!

4 dicas para aumentar a vida útil do computador 

Pensando em aumentar a vida útil do seu computador, separamos 4 dicas essenciais para garantir o bom funcionamento da máquina, assim como sua durabilidade. Acompanhe nossas dicas a seguir!

Limpe seu computador

A primeira dica que separamos diz respeito à importância de limpar seu computador ou notebook. 

A sujeira que se acumula pode afetar o funcionamento, seja por meio da poeira ou até mesmo restos de alimentos. 

Para manter seu computador limpo é bem simples: basta passar um pano umedecido nos pontos mais críticos e “varrer” peças mais delicadas e vãos. 

Cuidado com o uso de produtos químicos. Inclusive, muitos não são recomendados. Para uma limpeza mais profunda, existem produtos específicos em lojas de computador que podem auxiliar nesse processo.

É importante que essa limpeza ocorra pelo menos uma vez ao mês. 

Mantenha a refrigeração da máquina

A ventilação e refrigeração da máquina são aspectos essenciais para o seu devido funcionamento e durabilidade. 

Isso porque o superaquecimento pode gerar danos, como a queima do equipamento ou de componentes, lentidão na máquina e até mesmo um “apagão”. 

Por isso, é essencial que não haja um bloqueio das saídas de ar do seu computador. A recomendação é trabalhar com o computador em uma mesa, ou suporte em que o ar possa circular, ao invés do colo, sofá ou lençol. 

Computador

Instale um Antivírus

Outra recomendação para você que utiliza o computador para serviços pessoais ou até mesmo em empresa de limpeza, empresa de contabilidade, fazer cursos gratuitos pela internet, estudar para concusrso é realizar a instalação de antivírus. 

Esse programa é essencial para garantir que seu computador esteja protegido diante de possíveis ataques na rede. 

Existem muitos vírus que roubam dados dos clientes, assim como coletam informações pessoais. 

Com o uso de um antivírus, é possível verificar qualquer intenção de ataque à máquina e eliminá-la. 

Além disso, você fica tranquilo em relação à segurança dos conteúdos armazenados, seja um projeto pessoal ou dados dos clientes. 

Atente-se à liberação de espaço

Com o uso constante do computador, muitas pessoas se esquecem de liberar espaço de disco com certa regularidade, visto que o armazenamento – quando cheio – pode prejudicar o desempenho do computador.

Além disso, como resultado, a máquina fica cheia de programas que você não utiliza, ocupando a memória e tornando o aparelho mais lento. 

Isso é ruim porque pode causar lentidão em sua máquina, assim como afetar o desenvolvimento de uma empresa administradora de condomínio, de contabilidade, de engenharia civil e que precisa acessar uma lista de informações com velocidade. 

Por isso, recomendamos que você remova os programas que não utiliza mais em seu computador, assim como libere espaço na memória RAM e no HD. Isso vai contribuir para melhorar o desempenho da sua máquina.

Já para que nenhuma informação importante seja perdida, é necessário realizar backups periódicos. 

Por que é importante cuidar da sua máquina?

Agora que você já conhece nossas dicas de como cuidar da sua máquina para realizar serviços de topografia, tirar cópia com boa resolução, reproduzir documentos ou qualquer outra atividade, vamos entender qual é a importância dessas ações.

De modo prático, o cuidado com o equipamento proporciona diversas vantagens, entre as quais é possível ressaltar:

  • Aumentar a durabilidade do computador;
  • Garantir a segurança dos dados;
  • Ter eficiência e velocidade no carregamento;
  • Ter mais economia no uso ou troca do produto. 

Ou seja, quando você segue as dicas que apontamos neste artigo, seu computador fica muito mais rápido, eficiente no processamento de dados e, ainda, você consegue economizar com manutenções corretivas e obter um melhor desempenho em suas atividades.