Cursos

Cursos

Não importa o tipo de profissão que você escolha para você. Você, dessa maneira, precisará se qualificar de algum maneira. Seja ela com método (cursos) ou não.

A formação sem método é através da prática. O que, geralmente, é adquirida com uma pessoa com mais experiência, por exemplo. E, em casos mais raros, a pessoa pode aprender de forma autodidata.

No entanto, a forma mais comum de se aprender uma profissão é através de um curso de formação. E isso se dá, então, através de cursos. Em diversas modalidades de ensino.

Esses cursos são, em primeiro lugar, muito necessários. Isso pois o mercado de trabalho está, a cada dia que passa, mais competitivo.

Por isso, preparamos esse artigo. A seguir, você encontrará, descritos, os diversos tipos de cursos que existem.

Assim, um dos nossos objetivos é mostrar que a faculdade é um ótimo caminho. Porém, ele não é o único. Além disso, mesmo dentro da formação acadêmica tradicional, existem muitas modalidades de ensino.

Assim, para que você saiba qual é o curso certo para você, é necessário que se conheça, a fundo, diversos tipos. E é sobre isso que falaremos aqui. Boa leitura.

Cursos Técnicos – Quais os Tipos?

Esse é uma das modalidades de ensino mais conhecidas e populares do Brasil. E, por muito tempo, foi sinônimo de formação de mão de obra para indústria de transformação.

Porém, a gama de cursos técnicos se diversificou bastante nas últimas décadas. No entanto, o foco continua sendo o mercado de trabalho e não a pesquisa. Assim, eles cumprem um papel quase tão importante quanto os cursos de graduação.

Dessa forma, toda as matérias do curso se voltam para a prática do trabalho. Até mesmo as matérias teóricas. Alguns exemplo de cursos técnicos bastante populares são:

  • Administração de empresas;
  • Edificações;
  • Enfermagem;
  • Informática;
  • Nutrição.

É importante dizer que a maior parte desses cursos apresenta cursos parecidos na graduação. Assim, as matérias são mais aprofundadas nesses.

Por outro lado, existem alguns deles na área dos cursos profissionalizantes. Esses são mais pontuais, ensinando um conhecimento específico. Porém, podem ser, também, uma maneira de se entrar no mercado de trabalho.

Esse tipo de curso é muito bom, então, para quem está no ensino médio e quer entrar logo no mercado de trabalho. Esses oferecem excelente formação e, além disso, servem de referência, para o primeiro emprego.

Por isso mesmo que algumas instituições integram esse curso com o ensino médio. Esses cursos, então, possuem duração de 3 anos.

No entanto, é possível fazer o ensino médio e o curso técnico em instituições diferentes. Assim, a sua duração pode ir de 1 a 3 anos, a depender do curso.

Esse tipo de curso é bastante confundido com os cursos tecnológicos. Porém, falaremos deles mais adiante.

Cursos Superiores – Quais os Tipos?

Pode parecer que essa categoria seja uniforme. Porém, podemos dividir os cursos superiores em três tipos principais. São eles:

Cursos de Licenciatura

Esse tipo de curso é destinado à formação de diferentes tipos de professores. Além das matérias técnicas, são inclusas matérias sobre psicopedagogia e didática, por exemplo. Assim, dentre os cursos de licenciatura, destacamos:

  • Ciências Biológicas;
  • Educação Física;
  • Geografia;
  • Letras;
  • Matemática.

Esse tipo de curso dura, geralmente, 4 anos. Assim, quem decide por essa modalidade deve, antes, decidir-se por dar aulas, ao fim dele.

Cursos de Bacharelado

O profissional formado nesse tipo de curso, pode ingressar no mercado de trabalho ou em instituições de pesquisa.

Dessa forma, as matérias apresentadas vão do bastante prático ao totalmente teórico. No entanto, esses cursos não costumam apresentar matérias voltadas à didática. Aqui, destacamos:

  • Artes Plásticas;
  • Direito;
  • Engenharia (diversas modalidades);
  • Farmácia;
  • Medicina.

Alguns dos cursos, dos dois últimos tópicos podem possuir as modalidades de bacharelado ou de licenciatura, estando, assim, em ambas as categorias. Além disso, outros oferecem o diploma de tecnologia, no meio do curso.

No entanto, entre os cursos de bacharelado, a duração varia bastante. Costuma ficar, assim, entre os 4 e 6 anos para a formação.

Cursos de Tecnologia – Quais São?

Aqui, vemos um curso de graduação que, também, é voltado ao mercado de trabalho. Por isso, os cursos de tecnologia possuem uma duração de 2 a 3 anos, em média. E esses abrem a possibilidade de o aluno, depois, ingressar em um mestrado, caso queira. Assim, os cursos que se destacam, nessa categoria, são:

  • Cursos de Desenvolvimento de Sistemas;
  • Cursos de gestão (Comercial, Industrial e outros);
  • Logística;
  • Marketing;
  • Segurança Pública.

Cursos Profissionalizantes – Quais São Os Tipos?

Como dito antes, mencionamos os cursos profissionalizantes como semelhantes aos cursos técnicos. Ou seja, voltados para quem deseja ingressar no mercado de trabalho.

Porém, para cursos profissionalizantes não é necessário ter cursado ou estar cursando o ensino médio. A duração, também, varia. Podendo ser, assim, de 2 a 24 meses, a depender do curso. E as horas semanais variam de 2 a 4, apenas.

Esses cursos são bastante flexíveis. E, além disso, costumam ser mais baratos também. Os exemplos que destacamos aqui são:

  • Massoterapia;
  • Operador de Caixa;
  • Orientador Comunitário;
  • Panificação.

Cursos de Treinamento – Quais São Os Tipos?

Esses são os cursos que não se encaixam nas categorias acima. Ou seja, podem variar muito entre si.

Esses cursos, geralmente, não possuem exigência. Assim, são chamados, também, de cursos livres.

E muitos deles são focados em  ensinar uma habilidade para o aluno ter uma renda extra. Por outro lado, existem aqueles que servem para complementar um curso de graduação, por exemplo. Esses, no caso, podem pedir alguma formação prévia.

Esse tipo de curso se mostra bastante útil em qualquer área. Isso pois ensina uma habilidade, totalmente, prática. Além de desenvolver o gosto e aumentar a facilidade em se aprender continuamente.

Assim, existem diversos tipos de cursos. E esses formam as pessoas das mais variadas formas. Isso pois existem diversos objetivos.

Por isso, é importante, antes de escolher um curso, traçar o seu objetivo. Ou seja, saber onde você quer chegar, para escolher o caminho que vai te levar lá.