Sustentabilidade empresarial: 8 motivos para investir nesse princípio

Os efeitos dos impactos ambientais tem mobilizado a sociedade que cobra ações de empresas. E isso engloba todos os tipos de negócios, desde indústria a organizações do segmento marketplace, que são aquelas que atuam no ambiente online.

Além disso, líderes globais têm uma meta ambiciosa no que se refere ao desenvolvimento econômico sustentável do planeta, que é zerar as emissões de gases de efeito estufa até 2050.

Para além desse objetivo global, cada empresa tem a sua responsabilidade na contenção dos danos ao meio ambiente, que não apenas ajuda na proteção dos recursos naturais, mas traz diversas vantagens competitivas  para as organizações.

O que é sustentabilidade empresarial?

A sustentabilidade empresarial é basicamente a adoção de iniciativas que possam contribuir efetivamente com a redução dos impactos ambientais. A proposta é obter progresso econômico sustentável, ou seja, desenvolvimento que gere menos efeitos negativos ao meio ambiente.

O processo exige a elaboração minuciosa de um plano de ações com estratégias bem definidas, assim como requer um planejamento de marketing para indústria, certamente com as suas particularidades. O exemplo é para tornar mais simples o entendimento sobre planos de iniciativas no âmbito da sustentabilidade.

Além de planejamento, a sustentabilidade empresarial concreta também requer a construção de políticas sustentáveis, que consolidam a cultura de preservação do meio ambiente dentro da organização.

8 razões para investir na sustentabilidade empresarial

Fortalece a marca da organização: empresas que prezam por uma presença digital forte têm na prática ações voltadas à promoção da sustentabilidade, um caminho que leva a melhora da imagem e o fortalecimento da marca junto aos públicos estratégicos.

Ajuda a potencializar as vendas: diversas pesquisas apontam que os consumidores estão mais inclinados a comprar de empresas que tenham boas práticas em sustentabilidade. Portanto, o investimento pode trazer retorno direto na lucratividade da organização.

Auxilia na captação de investimentos: investidores do Brasil e do mundo estão de olho em companhias que seguem a agenda ESG. A sigla refere-se a ações na esfera ambiental, social e de governança. Ademais, existe o Índice de Sustentabilidade Empresarial, mais um ponto que destaca a importância da pauta para empresas que desejam captar investimentos.

Gera vantagens econômicas: para incentivar as organizações a traçarem mecanismos de contenção de prejuízos ambientais, governos oferecem às empresas vantagens econômicas como diminuição da carga tributária e incentivos fiscais.

Reduz custos operacionais: além dos benefícios econômicos governamentais, as ações promovem a redução de custos operacionais, por meio da diminuição do uso de papel, copos descartáveis, reutilização da água, entre outros processos.

Evita possíveis sanções: segmentos do mercado com o industrial e o construtivo precisam seguir regulamentações específicas ambientais, portanto, ingerir boas práticas de proteção ambiental é se precaver de possíveis penalidades.

Promove a retenção de talentos: não somente os consumidores desejam se relacionar com empresas sustentáveis, mas também os profissionais, que passam a adotar o critério na escolha ou não de permanecer na organização.

Traz longevidade ao negócio: a sustentabilidade empresarial tem tudo a ver com a sustentabilidade do negócio, uma vez que a proteção ao meio ambiente também proporciona o bom desenvolvimento econômico.

Esses são alguns motivos para investir na sustentabilidade empresarial, que de todos os ângulos promove benefícios. Se gostou do artigo compartilhe nas suas redes sociais.

+ posts