Qual é o principal papel da ciência para a sociedade

A cada dia que passa a sociedade busca mais e mais conhecimento e isso está relacionado diretamente a evolução do mundo e suas tecnologias. Que também está ligado à ciência, que possui um papel super importante para a sociedade.

Mas antes de explicarmos qual é o seu principal papel, precisamos entender: o que é ciência? Bom, ela é quem permite que a humanidade compreenda um pouco mais sobre a natureza e é a responsável pelos avanços na saúde, alimentação, energia e outros.

Para isso, ela baseia-se na observação dos fatos e, principalmente, na comprovação deles através de resultados obtidos em experimentos. A UNESCO explica que é o conjunto de conhecimentos organizados a respeito da causalidade dos fatos observáveis, ou seja, comprovados.

Por exemplo, para ser fabricado o compressor de ar industrial, que é um equipamento que transforma energia mecânica em energia pneumática, foi preciso fazer um longo estudo sobre como fazê-lo e para o que serve, de forma que fosse confirmada a sua funcionalidade.

Papel da ciência no mundo atual

Se analisarmos os últimos anos e tudo o que o mundo enfrentou durante a pandemia da Covid-19, podemos ver claramente o quanto a ciência é importante para toda a sociedade.  Quando os primeiros casos surgiram, rapidamente profissionais da saúde iniciaram uma pesquisa densa e urgente em busca da vacina ou tratamento do vírus.

Porém, a ciência, tecnologia e inovação são ferramentas essenciais em diversos setores de nossas vidas, desde a saúde à alimentação. Além de estarem diretamente relacionadas às condições econômicas de determinados locais.

Isso porque os países que investem ativamente neste setor, são atualmente considerados  os mais bem-sucedidos financeiramente. E podem também ser os maiores produtores industriais, já que este é um dos setores que mais se beneficiam com a ciência.

Sem ela, muitas atividades produtivas demorariam o dobro de tempo para serem realizadas e algumas talvez seriam impossíveis de realizar, e isso vai desde a fabricação da embaladora filme pvc ao produto de limpeza fabricado em larga escala.

Método científico

Mas, para chegar em grandes resultados, é importante seguir alguns passos ou escolher uma metodologia científica que se encaixe no assunto que quer abordar. Afinal, a ciência não é de forma alguma uma mera suposição. Para isso, há quatro processos de estudo diferentes, confira:

  • Experimental: aquele que engloba o método hipotético-dedutivo;
  • Dialético: o que considera os fenômenos históricos e sociais;
  • Empírico-analítico: aquele que se baseia na lógica empírica, diferenciando e revendo cada um deles individualmente;
  • Histórico: o que relaciona o objeto ou fenômeno estudado às etapas pelas quais eles passam, respeitando a cronologia.

Com isso, ficou claro o quanto a ciência faz parte de cada detalhe de nossas vidas, ela é essencial para o desenvolvimento de um mundo saudável e seguro. Além de ser necessária para responder às principais dúvidas da sociedade, reforçando o conhecimento e a qualidade de vida das pessoas.

Gostou deste conteúdo? Continue nos acompanhando e fique por dentro de diversos assuntos, como brindes corporativos e atualizações do mercado.

Não há quase nenhuma área em que a tecnologia digital não tenha impactado a minha vida.

Carlos Piva

Não há quase nenhuma área em que a tecnologia digital não tenha impactado a minha vida.