Histórias que o Lab da Itororó conta…

Imagem principal: 
Imagem com itens doados por usuários do FAB LAB LIVRE SP da Vila Itororó

Luiz Henrique Fernandez, engenheiro civil de cálculo estrutural e professor, ouviu falar do FAB LAB através de seus alunos e a partir daí chegou até a rede pública de FAB LABs. Luiz, utilizou o espaço para criação de projetos pessoais e também projetos que tinham como objetivo contribuir para o laboratório, o qual frequentou. Mas calma, ele não morreu e nem erramos o tempo verbal, o que aconteceu foi que o engenheiro mudou-se para Winnipeg - CA a menos de um mês.

Quando conheceu o projeto, Luiz passou a frequentar o laboratório diariamente para construir a sua própria CNC, utilizou tanto as máquinas quanto o auxílio e os cursos ministrados pela técnica Alice e técnico César. Além de construir a sua própria máquina, fez um sistema de iluminação para a fresadora de precisão, o qual facilitou e muito o nosso trabalho aqui no Lab da itororó. O mesmo identificou que a máquina produzia muito pó e então decidiu comprar e doar um aspirador para o espaço.

 

 

Após observar o uso e as características da impressora 3D durante o tempo que utilizava o laboratório, Luiz resolveu montar uma estufa para a impressora - isso porque, ao utilizar o filamento de plástico ABS, quanto mais estável a temperatura melhor o resultado da impressão.

Outros itens doados pelo usuário foram: a doação maciça e substancial de diversos componentes eletrônicos, parafusos e porcas, pistolas de cola quente, fontes de alimentação e repetidor de sinal de WiFi.

Outro usuário que contribuiu com muitas doações foi Norihiko Matsuda - mais conhecido como Sr. Pedro - radicado no Brasil a mais de trinta anos. Conheceu o Fab Lab da Vila Itororó no inicio do mês de Agosto e desde então, frequentou o espaço para realizar seus projetos. Além de fazer cursos no nosso laboratório, também teve a oportunidade de conhecer outros Fab Labs da rede, como por exemplo o de Heliópolis onde fez o curso de Modelagem e impressão 3D.  Após realizar o curso de Prática de Eletrônica, o Sr. Pedro percebeu que tinha em casa materiais que poderiam contribuir para os cursos e para o espaço. Sendo assim fez uma grande doação composta de: pilhas, leds, baterias de lítio, componentes eletrônicos, fotocélulas, suportes de pilha, lupa, alicates, entre outros.

Além de doações físicas compartilhou conosco um grande conhecimento cultural, como por exemplo, projetos de marcenaria bem populares no Japão. Um desses projetos é uma estante de livros projetada de modo que evite que os objetos não caiam quando terremotos repentinos acontecem no Japão. Segundo o usuário, toda a arquitetura é projetada de modo que os danos sejam os menores possíveis.

 

 

 

 

Nós da equipe do FAB LAB LIVRE SP da Vila Itororó, gostaríamos de agradecer aos usuários: Luiz Henrique Fernandez e Norihiko Matsuda por todas as doações e por todo conhecimento transmitido em todo o tempo em que passaram no laboratório. É um prazer atender a todos que passam por aqui e é gratificante quando sabemos que podemos fazer a diferença na vida de alguém.