Reunião Mensal da Rede Pública de Fab Labs Livre SP

Imagem principal: 
Técnicos reunidos no Fab Lab da Galeria Olido durante atividade de capacitação em modelagem de silicone.

Todo início de mês, nossa equipe da rede Fab Lab Livre SP se reúne em um dia exclusivamente voltado para o acompanhamento geral do projeto. É um dia para trocar experiências, compartilhar os projetos e cursos desenvolvidos em cada um dos 12 laboratórios de nossa rede e desenhar os próximos passos do projeto.

 
 

 

Para abrir esta reunião com clareza sobre as perspectivas do próximo período do projeto, Irma Passoni conduziu um debate sobre Inovação e o fortalecimento da cultura maker.

O debate recolocou em foco este conceito fundante do projeto e nossa localização no cenário específico de São Paulo, como um dos atores responsáveis por levar adiante o desenvolvimento tecnológico e a tecnologia social como princípios para o desenvolvimento econômico e social.

 

A experiência do Fab Lab Livre SP é exemplar para o Brasil e para o mundo pois conseguimos articular demandas e necessidades da população e encaminhar suas propostas de modo a socializar o conhecimento e a criação, devolvendo as questões particulares que chegam aos laboratórios como ganhos coletivos para a sociedade na forma de expansão do conhecimento, da tecnologia inclusiva, como capacitação e apoio ao empreendimento, mas, principalmente, servindo como instrumento de um avanço ilimitado no campo social e tecnológico.

 

 

 

 

As atividades planejadas para esta segunda-feira foram a apresentação do Togo Toy, brinquedo inclusivo desenvolvido no Fab Lab do Centro Cultural São Paulo pelos maker's Vitor Akamine e Giulia Pereira, com acompanhamento técnico dos Técnicos de Laboratório Priscila Fernanda e Igor Vac. O Togo Toy já foi testado no Maker Fest em São Paulo e estava em vias de ser exposto no MIT, em Boston - EUA.

 

Além desta apresentação, o técnico César Garcia conduziu uma oficina de capacitação da equipe para a modelagem em silicone, curso desenvolvido por ele e que está em fase de implementação nos laboratórios da rede.

 

Também começamos a planejar atividades específicas para o período de férias escolares e algumas oficinas temáticas para as festas de fim de ano (!).

 

Ficou curisoso?

Visite o Fab Lab mais próximo de você!

Aqui você pode verificar em quais unidades fazer o curso de modelagem em silicone:

http://migre.me/vs18P