Galera do "Estúdio E" visita Espaço São Luís

Imagem principal: 
Galera do Estúdio E visita Espaço São Luís

Um pouco sobre o projeto:

O Estúdio E é um estúdio de design que teve início a partir do Projeto Colmeia, onde os designers Érica Campanha e Evandro Almeida perceberam que poderiam desenvolver projeto e colaborar na melhoria da educação. Prosseguiram com os projetos até conquistarem os primeiros prêmios de design, dando a base necessária para começarem o negócio criativo: um estúdio de design para educação. A metodologia usada é o design social, embasado nas experiências da PUC Rio, mas adaptado por suas experiências de vida, em colaboração com lideranças locais, ONGs e coletivos.

Fonte: http://designparaeducacao.com.br/about-us/

Nossa atividade: 

No dia 15 de setembro, o Espaço São Luís recebeu a galera do Estúdio E, que participou de uma sensibilização sobre o projeto do FabLab Livre SP no laboratório.

Érica, co-fundadora do projeto, que já participou de oficinas nos laboratórios do Fab lab Livre SP, entrou em contato para realizarmos uma experiência com jovens participantes do projeto das unidades Centro da Juventude CEPE e Centro da Juventude Mundo Novo. Com cerca de 20 alunos, fizemos uma introdução sobre o mundo MAKER e o que é um FAB LAB. A galera é muito ativa e empolgada e tivemos até uma aniversariante que recebeu parabéns de todos.

Após uma trajetória sobre o assunto que tal colocar a mão na massa? Divididos em duas turmas, todos participaram de uma esteira onde puderam passar por alguns de nossos conteúdos e ter um conhecimento breve de todos. Com um contato rápido com modelagem 3D, os jovens já modelaram seus próprios projetos através de softwares CAD e tiveram um conhecimento sobre filamentos e seus derivados, funcionamento da nossa impressora 3D e seus processos.

Fora isso também participaram de uma atividade desplugada, um jogo em que foi exercitado o raciocínio lógico através de funções que eram encontradas durante o percurso. Após receberem todas as funções de sua equipe, eles tinham que elaborar um algoritmo lógico para executar suas funções e chegar até o final do labirinto. E não é que eles se empenharam para isso? Olha só a galera produzindo em equipe.

 

Depois, foram levados para sala de computadores do telecentro, onde colocaram em prática o conceito e tentaram elaborar o jogo labirinto pelo software, com destaque de alguns que, mesmo com primeiro contato, elaboraram sozinhos os seus jogos.

Mas ainda não foi o bastante! Dentro dessas 3 horas no laboratório, eles ficaram tão empolgados em poder levar algo dessa experiência para casa, que resolveram testar o funcionamento da Fresadora CNC, onde fizeram suas iniciais e, ainda mais legal, um grupo de garotos fez um circuito eletrônico próprio usando somente o conhecimento que cada um tinha, utilizando a passagem de correte de uma protoboard a outra. Isso é ser MAKER, ser curioso, gostar de aprender, não ter medo dos erros e aprender errando/fazendo.

Parabéns galera do Estúdio E pela iniciativa do projeto! A experiência foi muito produtiva com vocês e de troca de energia incrível.

Aguardamos todos em uma próxima! Aguardamos você que está lendo também para conhecer todo esse universo que é um Fablab!