Fab Lab's contribuindo no desenvolvimento da educação

Imagem principal: 
Técnico e estudantes trabalham no projeto de maquete

Que os Laboratórios de Fabricação Digital (Fab Lab's) contribuem para a criatividade e desenvolvimento, isso nós já sabemos. O melhor é que a cada dia o público usufrui mais do que é seu. Durante estes meses recebemos muitos projetos não só pessoais, mas educacionais. Dentre eles, Projetos de Conclusão de Curso, Pesquisa Científica, Reportagens, etc.

No Espaço São Luís não está sendo diferente, a população do entorno ganha cada vez mais conhecimento do que há disponível e, com isso, ajudam na divulgação. Estão começando a surgir novos makers que se destacam e com eles também os makers kid's. Fora isso também há estudantes esforçados que se empenham e contam com o laboratório para a entrega de bons projetos escolares, garantindo suas boas notas. 

Uma galerinha do Ensino Fundamental (6a série) que, nos meses anteriores, participou de nossas mais variadas oficinas (desde Marcenaria, Modelagem e Impressão 3D, até Eletrônica e Arduíno) se empenhou para a realização de uma maquete de trabalho de inglês. O projeto teve como objetivo realizar a construção de uma casa e com ela ter seus cômodos e móveis para apresentar seu interior em inglês. 

Em 4 dias e com 3 integrantes, o grupo se empenhou para realização do projeto colocando em prática todo aprendizado adquirido.

Dia 1
 
Os pequenos já vieram com o projeto pronto, que adiantaram no fim de semana, então já tinhamos um objetivo claro. Assim, sem perder tempo, colocamos a mão na massa! Separamos retalhos de madeira e ganhamos tempo modelando e imprimindo os móveis em 3D com as divisões das funções.

Dia 2
Com todas as estruturas já separadas, o objetivo era levantar as paredes e iniciar o teto ao mesmo tempo em que mais objetos foram sendo feitos e impressos.

Dia 3
Este dia foi dedicado a finalizarmos o projeto com o "grosso" - finalizar telhado e impressões - para que o dia seguinte fosse dedicado apenas aos ajustes e detalhes. Mas os meninos foram além de móveis em 3D e tiveram a ideia de utilizar palito de sorvete para construir detalhes por fora como área de lazer com piscina. O melhor foi que, nestes dias, outras crianças e jovens entraram no projeto e contribuíram com pinturas das paredes, ruas e jardim. Que clima de união ótimo dessa região!  #SomosTodosUmSó 

Dia 4
O dia mais corrido de todos! Já era o dia da entrega e ainda estávamos finalizando os trabalhos. Os pequenos mostraram espirito de equipe: um pesquisou pequenos índices para ajudar nas traduções, enquanto outro finalizava a piscina com gel e até as mães dos meninos contribuíram com almofadas feitas artesanalmente. Algo feito entre família e amigos e finalizado a tempo.

Obs: Os garotos iniciaram a parte elétrica mas não conseguiram fazer o upload do código para o Arduíno, então finalizamos para eles e isolamos com uma caixa para que um de nossos técnicos os acompanhassem durante a apresetação.

​​

Ficaram cuirosos em saber sobre a apresentação? Trouxemos para vocês! E, claro, a nota foi 10 tanto pelo projeto quanto pelo inglês, confiram abaixo:

Curtiu? Então venha você também fazer parte deste mundo Maker e faça você mesmo, garanta sua boa nota, construa seus próprios projetos, use sua criatividade, construa network, empreenda. Tudo isso e muito mais você encontra e constrói no Fab Lab Livre SP.  #VemSerMaker