Descobrindo o lado criativo

Imagem principal: 
Três grupos de crianças participam de atividades no laboratório

No dia 26 de Novembro de 2016 recebemos as crianças da Associação Cultural e Reecreativa Criança Feliz em parceria com ACM Santo Amaro, para participar de uma atividade diferente no laboratório.

 

Fora da rotina de esporte, mas ainda voltada para o aprendizado, a atividade da oficina de robótica teve intuito de explorar a criatividade e o trabalho em grupo. Uma oficina gostosa e divertida onde a criatividade transbordou e até mesmo os pais entraram na brincadeira trabalhando a administração do tempo de cada etapa com seus pequenos:

Desenvolvimento de Projeto -  Elaboraram um esboço de como seria o robô;

Separação do material necessário - Com um kit de robótica, papelão, lápis de cor, canetinhas, EVA, e outros materiais artísticos eles tiveram que selecionar os materiais de que precisariam;

Hora da Criatividade (Montagem) - Momento de concentração para entender a parte eletrônica do robô e sua estrututra;

Hora de dar Vida (Programar) - Foi entregue aos grupos um código pronto. O desafio nesta etapa foi editá-lo conforme a vontade e, assim, montar cada robô como planejado pelas equipes.

Ao final tivemos nossos robôs PiriquitOsvaldo, R2-D2, Ollie e Lyyze. Em curto prazo trabalhando em equipe eles puderam perceber onde podem chegar, e assim é o FabLab um espaço para todos onde as ideias se fortalecem com o trabalho coletivo.