Criando jogos com Scratch Sim!

Imagem principal: 
Foto da Tela do street fighter feita no Scratch

Você conhece o Scratch?

O Scratch é um software que se utiliza de blocos lógicos,para você desenvolver  jogos e animações. O Scratch é um projeto do grupo Lifelong Kindergarten no Media Lab do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusets), onde foi idealizado por Mitchel Resnick.

Ele foi projetado especialmente para idades entre 8 e 16 anos, mas é usado por pessoas de todas as idades. A capacidade de escrever programas de computador é uma parte importante da alfabetização na sociedade de hoje para a resolução de problemas, projetos de design e comunicação de ideias e é fornecido gratuitamente para os principais sistemas operacionais (Windows, Linux e Mac).

O Scratch também é muito usado nas instituições escolares, de diversos níveis (desde a escola primária à universidade), em variadas disciplinas (como Matemática, Biologia, História, Idiomas, entre outros).

O projeto Scratch instaurado em 2003, recebeu o apoio da National Science Foundation, assim como de outras instituições, como a Fundação Intel, Microsoft, Fundação LEGO, Fundação Code-to-Learn, Google, Dell, entre outras.

Fonte: http://www.scratchbrasil.net.br/index.php/sobre-o-scratch/73-conhece-scratch.html

Além de ser um software educativo para ajudar no conhecimento de lógica de programação e até outras matérias escolares, que tal você mesmo refazer um jogo 2D de infância? É o desafio que a galerinha do FAB LAB Espaço São Luís teve. A partir da oficina introdutória de Scratch foi dado a liberdade de criarem os seus jogos seguindo as 6 etapas essenciais de desenvolvimento:

Etapa 1: Conceito

Definir qual a categoria do jogo? Como PG, Corrida, Ação, Tabuleiro, etc. 

Etapa 2: Planejamento

Definir cenário, personagens e ações do jogo (o mais importante para a programação), ou seja, tudo o que será necessário para visualização e jogabilidade.

Etapa 3: Protótipo

Elaboração de esboço de como será o jogo. Após a etapa 2 cada grupo obteve um tempo de pesquisa, e para isso é importante planejar muito bem.

Etapa 4: Produção

Como não houve tempo hábil, esta etapa em diante foi realizada no dia seguinte, o tão e esperado mão na massa. Cada grupo teve um empenho de reanalisar as ações planejadas na  (Etapa 2), submetidos a concentração para que na programação em blocos do Scratch, colocassem seus pensamentos lógicos para trabalhar, e assim começaram a dar vida aos seus jogos.

Etapa 5: Teste

Nesta fase é onde testamos todas as ações e corrigimos os famosos "Bugs" ou erros, que é normal tratando de programação, pois são detalhes de sequencias lógicas que passam despercebidas ou que o computador não entende muito bem. Essa fase é muito importante para o resultado final ser como imaginamos.

Etapa 6: Start!

Após todo cenário montado, personagens colocados, programação logica e corrigida. É hora de dar Start e usufruir de seu trabalho. VAMOS JOGAR!

 

E aqui estão uma demonstração de como ficou a reconstrução do jogo Street Fighter Com Scratch.

 

Eai curtiu? Então venha você também e faça parte da maior rede de FAB LAB Livre do MUNDO!