Curso Gravura CNC: Tradição e Inovação

Imagem principal: 

O FabLab da Chácara do Jockey, oferece aos seus usuarios o curso Gravura CNC. Situado dentro do parque Chacara do Jockey, esse é um excelente espaço para contemplar a natureza e observar suas formas. O curso propõe investigar como as ferramentas de fabricação digital podem estimular a criatividade e proporcionar imagens autorais, a partir do olhar de seus participantes sobre os elementos e texturas vasculhados e coletados no parque.

A atividade é dividida em 2 modulos, no primeiro, os participantes experimentam a tecnica da Monotipia e isso permite que o usuario conheça e pratique procedimentos de entintagem e impressão no papel a partir de matrizes que foram coletadas no parque, tais como: folhas, galhos, pedras e outros pequenos objetos com superficies texturizadas.

Exemplo de Monotipia Impressa a partir de folha coletada no parque   

No segundo módulo o participante é convidado a traduzir a imagem produzida na monotipia para o desenho computacional, possibilitando o acesso aos recursos de fabricação disponiveis no laboratório. Nesta etapa o pensamento de montagem e composição da imagem é exercitado.

Desenho digital produzido na fresadora CNC de precisão 

A gravura é uma tecnica milenar e por esse motivo é dificil datar com precisão onde e como foi concebida. Uma de suas finalidades principais é a de reproduzir imagens a partir da concepção e da gravação de matrizes. Matrizes gráficas podem ser realizadas tanto por meios manuais, como por meios digitais. Um exemplo comum de matriz gráfica é o carimbo. ou os clichês.

Fresadora CNC, assim como a Cortadora Laser são bons exemplos de ferramentas e tecnologias associadas ao conhecimento da Gravura.   

A atividade é gratuita e aberta ao publico a partir de 8 anos. Esperamos vocês!    

  

Visitante do parque experimenta processo de impressão de matriz confeccionada na Fresadora CNC