Fab Lab público e participação comunitária

Imagem principal: 
Produção de decks a partir de pallets.

No bairro de Heliópolis, Zona Sul de São Paulo, o projeto Fab Lab Livre SP vem propondo, em parceria com a comunidade, o desenvolvimento de projetos que procuram impactar positivamente o cotidiano de todos. Um exemplo é o projeto intitulado Espaço Zen, que vem sendo desenvolvido há alguns meses no cotidiano do laboratório.

Pensado de maneira coletiva entre coordenadores do CEU Heliópolis, lideranças e moradores do bairro, além da equipe do Fab Lab Livre SP, o projeto consiste na criação de um espaço de lazer e convivência para a comunidade dentro do CEU Heliópolis, incentivando uma intervenção colaborativa para ressignificar e dar melhor uso a uma área específica do equipamento público.

O grupo de participantes que compõe a atividade é diverso – formado em sua maioria por moradores da região e frequentadores das atividades cotidianas do CEU Heliópolis – mostrando engajamento e interesse do coletivo em desenvolver um projeto que será utilizado por todos. Um projeto feito pela comunidade para a comunidade. “Tem sido muito importante e gratificante participar desse processo, dando forma a um projeto para valorizar o CEU Heliópolis”, afirma Jaciaria Miranda, uma das primeiras participantes do grupo.

Utilizando técnicas de reaproveitamento de materiais – principalmente pallets de madeira que seriam descartados e se tornariam lixo – atualmente o projeto se encontra na fase final de desmonte e reparo deles, trabalhando em paralelo com a construção dos módulos que formarão um deck para o espaço (foto abaixo). Segundo o grupo, a previsão de conclusão do projeto está planejada para meados de março do próximo ano, contando ainda com um conjunto de bancos, pergolado, fonte, dentre outros equipamentos criados pelos próprios participantes.

 

Os encontros para desenvolvimento do Espaço Zen são realizados aos sábados, das 09:00 às 13:00, no Fab Lab CEU Heliópolis.