Em Heliópolis, professores da rede municipal conhecem de perto o universo dos Fab Labs

Imagem principal: 

Este mês o Fab Lab CEU Heliópolis recebeu a ilustre visita de professores da rede municipal de ensino de São Paulo para conhecer mais sobre o universo do movimento maker e realizar atividades de formação dentro do laboratório.

Por meio de parceria com a Diretoria Regional de Educação do Ipiranga (DRE/Ipiranga), educadores de diferentes escolas da região participaram de uma oficina de “Scratch vinculado à Educação”. Na atividade, os participantes foram apresentados a conceitos fundamentais do universo da programação, receberam treinamento sobre o Scratch – ferramenta desenvolvida pelo MIT para ensino e aprendizado nessa área por meio do desenvolvimento de jogos – e foram incentivados a pensar protótipos de games educacionais a partir de suas respectivas áreas de ensino.

A ocasião também serviu para cada professor conhecer de perto o projeto Fab Lab Livre SP e as possibilidades de criação dentro do laboratório. Segundo a Diretoria Regional de Educação do Ipiranga, as atividades envolveram mais de 50 profissionais POIEs (Professor Orientador de Informática Educativa) da rede municipal, contemplando quase 40 escolas da cidade de São Paulo.