DRE Ipiranga retoma parceria com Fab Lab para a formação de POIEs

Imagem principal: 
Professores reunidos no laboratório do CEU Heliópolis durante o curso de formação.

Desde abril de 2017, a Diretoria Regional de Ensino do Ipiranga retomou parceria com o FAB LAB LIVRE SP para a formação de professores POIEs.
A parceria tinha sido estabelecida em 2016 e já resultou em muitas propostas e reflexões sobre o uso das tecnologias no contexto escolar, com base no fundamento do projeto, a cultura "maker".

“Com ênfase na cultura do “Faça você mesmo”, durante as formações podemos vivenciar as inúmeras oportunidades que este Laboratório Digital pode propiciar no desenvolvimento de projetos, atendendo as especificidades de cada unidade escolar, de forma coletiva, colaborativa e interdisciplinar, favorecendo a autoria e protagonismo dos educandos e propiciando, assim, a melhoria de ideias”, observa Kelley Carvalho, Gestora de Tecnologias da DRE Ipiranga.

O líder de laboratório no Projeto Fab Lab Livre SP, Yuri Aleksander, ressalta que, ao longo dos meses, a DRE Ipiranga se estabeleceu como uma das parceiras mais importantes do Fab Lab CEU Heliópolis. “Vem se mostrando muito importante o trabalho conjunto de aproximar professores do universo da Fabricação Digital, de maneira que cada um deles se torna multiplicador do que conheceu ou aprendeu dentro de seus próprios ambientes de ensino. Em meio às diversas possibilidades e potencialidades que se apresentam com a rede pública de laboratórios Fab Lab Livre SP, o ecossistema escolar tem a possibilidade de debater, repensar e ressignificar suas dinâmicas com essa parceria", diz Yuri.

As parcerias com as Diretorias Regionais de Ensino e Escolas são fundamentais para que a cultura do "faça-você-mesmo" e a potencialidade transformadora do aprendizado multidisciplinar, que valoriza a autonomia e a criatividade se expandam, agregando à esturtura de ensino público a estrutura dos laboratórios públicos de fabricação digital. Como afirma Yuri, esta parceria serve não só à formaçÃo dos professores, mas a que exista uma multiplicação dos conhecimentos e práticas difundidos pela rede Fab Lab Livre SP.

Veja a notícia que saiu no portal da prefeitura:  http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Noticia/Visualizar/PortalSME...